Centro Confiar

CENTRAL 24hs (11) 9 7952-6050

clinica de recuperação

Dependência química é doença!

TRATAMENTO PARA DEPENDÊNTES QUÍMICOS

Dependência química é doença

Ao contrário do ue muito pensam, a dependencia química é considerada uma doença!

A Organização Mundial de Saúde define a dependência química como o “estado psíquico e algumas vezes físico resultante da interação entre um organismo vivo e uma substância, caracterizado por modificações de comportamento e outras reações que sempre incluem o impulso a utilizar a substância de modo contínuo ou periódico com a finalidade de experimentar seus efeitos psíquicos e, algumas vezes, de evitar o desconforto da privação”.

 

Como surge a Dependência Química?

Nenhum Dependente químico começa a usar drogas esperando se tornar um usuário de drogas!

o primeiro caso é quando a pessoa inicia o uso das drogas através de um grupo de amigos que pretendem apenas usar quando vai para uma festa, viagem quer simplesmente se divertir e aproveitar o máximo que puder. Mas com a frequência e abuso destas substancias acabam envolvidos demais e acabam acreditando que sem as drogas não será possível se divertir. como as drogas liberam uma quantidade enorme de serotonina o corpo começa a querer cada vez mais essa substancia que libera um bem estar sensacional, porém momentâneo.

O segundo caso é quando a droga é usada para amenizar algum problema familiar, trauma, aliviar alguma dor, seja física ou psicológica, ou seja algum questionamento que o individuo se encontra sem solução ou sem coragem para enfrenta-lo. Então toda vez que o que aparece algo que o dependente julga não conseguir enfrentar ele busca as drogas, mas como ela é uma solução momentânea para o usuário se sentir bem precisa fazer cada vez mais uso dessas substancia.

O que é ser um dependente químico?

Quando um individuo não tem mais controle de decisao em relação ao uso de drogas ele já é um dependente químico.

Por mais que ele queira parar a dor que ele sente é tão grande que dificulta muito. 

O que acontece quando um individuo usa drogas?

Quando uma pessoa faz uso de uma substancia em questão de segundos o corpo libera uma quantidade enorme de serotonina e dopamina, que são os hormônios responsáveis pela felicidade e prazer. 

Para você ter uma ideia o momento em que o cormo mais libera este hormônio naturalmente é através do sexo, em comparação com o crack ele libera 10 vezes mais este hormonio, ou seja é uma explosão de prazer e felicidade.

Então o corpo começa a querer mais desta sensação, mas infelizmente só as drogas podem proporcionar tamanha liberação deste hormônio. o que leva o individuo a buscar novamente as drogas. Quando ele se recusa a usa-la sente o que chemamos de fissura! é uma dor muito grande tanto fisica quanto psicológica. 

Muitas vezes os familiares não conseguem entender o tamanho da dor que um dependente químico sente com a abstinência dessas substância. Mesmo que ele se sinta mal em fazer sua família sofrer a ausência da droga em seu corpo dói muito mais, e então eles voltar a usa-las

Qual o tratamento para um dependente químico?

O tratamento mais adequado é o tratamento realizado nas clinicas de reabilitação.

Com duração de 6 meses, ele passa por diversas etapas para que o dependente possa realmente ter sucesso.

Tratamento dos 12 passos

O tratamento dos doze passos é o mais conhecido e está presente na maioria das clínicas de reabilitação em São Paulo e ao longo do Brasil.

Esse tratamento nasceu na Califórnia em 1948 e ainda é muito utilizado lá.

Suas etapas são:

Desintoxicação

O primeiro passo é ajudar dependente químico a se desintoxicar e passar pela síndrome da abstinência, onde conta-se com profissionais já que é uma etapa dolorosa para o adicto (dependente químico usuário de crack, maconha, heroína, lsd, md, bala, álcool, por exemplo)

Psicoterapia

Não basta parar com o consumo de álcool e drogas, precisamos recuperar no dependente químico a capacidade de pensar claramente, assim como estimular seu desenvolvimento e autoestima.

 

Existe uma forma saudável de se viver, e o dependente químico precisa descobrir  como. Essa fase é fundamental no tratamento, por isso reafirmamos a importância de uma equipe capacitada e acostumada a lidar com esses casos específicos de dependência química.

Ressocialização (preparado para o retorno a sociedade)

dependente químico volta a socializar, com uma visão positiva da vida.

Iniciam as visitas terapêuticas, onde o dependente químico passa a conviver em família, porém como apoio da equipe, trabalhando as dificuldades encontradas e seus pensamentos distorcidos.

Tratados os pensamentos distorcidos que criam sentimentos negativos, haverá um alívio de sua angústia, melhora no seu comportamento e na parte psicológica.

Tudo isso de forma gradativa,  até que alcance o equilíbrio necessário e assim retomar o controle de sua vida de forma saudável.

Os princípios fundamentais que regem o grupo de clínicas de reabilitação e comunidades terapêuticas junto ao CENTRO CONFIAR são: Amor, disciplina, liberdade, responsabilidade e trabalho.

ENTRE EM CONTATO POR E-MAIL

ENTRE EM CONTATO PELO TELEFONE

(11) 9 7792-5493

Clinica de recuperação

©2022 CENTRO CONFIAR. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Deixe um comentário