Centro Confiar

CENTRAL 24hs (11) 9 7952-6050

clinica de recuperação

CLINICA PARA DEPENDENTE QUÍMICO GRATUITA

TRATAMENTO GRATUITO PARA
DEPENDENTE QUÍMICO

Aqui você encontra tudo sobre CLINICA PARA DEPENDENTE QUÍMICO GRATUITA

A dependência química pode existir em qualquer família, portanto é natural que você não saiba a quem recorrer para conseguir um clinica para dependente químico gratuita.

Especialmente quando não se tem condições financeiras para pagar uma clínica para dependente químico ou comunidade terapêutica particular.

A grande pergunta é:

Como conseguir internação em clínica para dependente químico gratuita?

Antes de mais nada, nós do Centro Confiar não realizamos internações gratuitas, porém nos solidarizamos com as famílias de dependentes químicos.

Neste post, vamos orientar sobre o procedimento ao solicitar tratamento gratuito na rede pública de saúde, e assim, igualmente em clínicas particulares.

Durante muito tempo a dependência química foi vista como um desvio de caráter.

Hoje, com os avanços da medicina, sabemos enfim que o uso de drogas é uma questão de saúde pública.

usuário de crack

3 PASSOS para conseguir uma vaga em Clínica para Dependente Químico GRATUITA

1º PASSO

Procure serviços públicos da sua cidade (como o CAPS AD – Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas) e agende um atendimento, já que com toda certeza será necessário que um profissional faça uma avaliação do paciente.

2º PASSO

O CAPS AD ou o serviço público de saúde do seu município solicitará a internação se acharem necessário.

Durante as consultas do paciente, o profissional fará observações e por conseguinte indicar os procedimentos para a internação.

Ele localizará a clínica para dependente químico, hospital ou comunidade terapêutica (conveniada ao serviço público) para que possa receber o dependente, mas é provável que a escolha pela clínica não seja do dependente químico ou familiar.

3º PASSO

Mesmo existindo indicação médica, as vezes não é possível seguir com a internação, pois não há vagas disponíveis na rede pública de atendimento, ou seja, a família se vê sem opções.

Indicamos, nesses casos, buscar um bom advogado, ou a Defensoria Pública para pessoas de baixa renda (a princípio a regra vale para famílias que ganham até três salários/mês), e então requerir ao Estado o pagamento do tratamento em clínica para dependente quimico

Clinicas para tratamento de dependentes químicos a partir de R$ 800,00

O Estado e as Clínicas para dependente químicos gratuitas

Políticas públicas de prevenção e tratamento dos pacientes dependentes químicos foram criadas e aplicadas.

Segundo dados do II Levantamento Nacional de Álcool e Droga em 2014, no Brasil, cerca de 8 milhões de pessoas sofrem com a dependência de alguma droga (álcool, crack, maconha, cocaína, tabaco, etc).

Para criar melhores condições para o tratamento aos pacientes, leis foram alteradas, porém, o empenho do Poder Público não foi suficiente para atender à grande demanda por clinica para dependente químico gratuita.

De fato os familiares acreditam que o Estado é sua última chance para salvar o seu familiar.

Visto isso, passaram a fechar contratos com Cclínica para dependente químico e Comunidades terapêuticas particulares, e assim atender a grande demanda de pacientes em busca por exemplo ao tratamento da doença, mas mesmo assim, não foi possível de fato atender a todos.

Famílias chegam a esperar anos em busca de vagas sociais e passam a depender da solidariedade de igrejas e as vezes de clínicas clandestinas.

Se não puder esperar… 

Trabalhamos com Clínicas para dependentes quimicos a partir de R$800,00

Vem crescendo nesse meio tempo a oferta de clínicas para dependentes químicos e comunidades terapêuticas, por outro lado a fiscalização dos órgãos competentes deixa a desejar.

Por consequência as denúncias de maus tratos aumentaram, logo após o fechamento de clínicas de reabilitação clandestinas virou notícia.

O Centro Confiar te ajuda nesse processo para garantir que sua escolha seja a melhor para que o valor caiba no seu bolso!

Não trabalhamos com clinica para dependente químico gratuita, mas trabalhamos com clínicas regulamentadas pela Anvisa e demais órgãos fiscalizadores.

Garantias da legislação ao direito à clinica para depedênte químico gratuita

No Brasil a Constituição Federal, Lei do SUS e Constituições Estaduais (Lei Federal no 8080/90, Lei no 10.216/01) e o Pacto Internacional dos Direitos Econômicos, Culturais e Sociais garantem o direito

 Artigo 12, Pacto Internacional dos Direitos Econômicos, Culturais e Sociais, dispõe que:

“1. Os Estados-partes no presente Pacto reconhecem o direito de toda a pessoa de desfrutar o mais elevado nível de saúde física e mental”

“2. As medidas que os Estados-partes no presente Pacto deverão adotar, com o fim de assegurar o pleno exercício desse direito, incluirão as medidas que se façam necessárias de assegurar:

3.  A criação de condições que assegurem a todos assistência médica”.

Sem dúvida nem tudo são flores.

Não é porque a lei nos garante direitos, que conseguiremos usufrui-los, ou seja, muitos precisam de atendimento por um custo baixo

O processo judicial ainda é longo e demorado.
Por isso pode demorar meses ou até anos de espera, mas muitas famílias não tem outra opção.

O processo judicial ainda é longo e demorado. Por isso pode demorar meses ou até anos de espera, mas muitas famílias não tem outra opção.
clinica baixo custo

O que preciso para recorrer à Justiça?

Serão necessários os seguintes documentos:

  1. Documento que comprove o requerimento aos responsáveis pela saúde do Estado e Município, feito pelo requerente (dependente químico ou a mãe, por exemplo) ou pelo advogado ou defensor público;
  2.  Relatórios de clínicas para dependente químico ou comunidades terapêuticas, caso já ficado internado;
  3. RG e CPF do paciente e do requerente (pai, mãe, etc.)
  4. Comprovante de renda demonstrando ser de baixa renda (holerite, extrato de conta bancária, declaração de imposto de renda, declaração do trabalho, documento do INSS, etc);
  5. Comprovante de residência (conta de água, luz, telefone);
  6. Orçamentos das clínicas desejadas;
  7. Atestados médicos contendo obrigatoriamente:
  8. O nome completo do paciente;
  9. O nome da doença com CID (Código Internacional de Doenças);
  10. A necessidade imediata da internação em clínica médica especializada;
  11. A consequência de não se realizar o referido tratamento;
  12. A data do atestado, com assinatura e número do CRM;
  13. Indicação da duração do tratamento.

O advogado em posse dessa poderá ingressar com a ação mais apropriada, buscando garantir que o direito do cidadão seja atendido.

A família pode escolher a clínica?

Se houver justificativa e informações que comprovem sua capacidade de oferecer os serviços com a qualidade mínima necessária:

Equipe profissional: médicos, psicólogos, enfermagem 24 horas;

Infraestrutura para internação; metodologia terapêutica, certificações e documentos de órgãos como CRM), seja como for não é garantido, já que a escolha é do Poder Público.

Localize a lista de Endereços de Defensorias Públicas por Estado no site da ANADEP

De fato lidar com a dependência química não é facil e nós sabemos disso!

Clínica para dependentes químicos gratis

A dependência química pode existir em qualquer família, portanto é natural que você não saiba a quem recorrer para conseguir um clinica para dependente químico gratuita.

Especialmente quando não se tem condições financeiras para pagar uma clínica para dependente químico ou comunidade terapêutica particular.

Deixe um comentário