Centro Confiar

CENTRAL 24hs (11) 9 7952-6050

clinica de recuperação

Como identificar um dependente químico

Como lidar com um Dependente Químico?

Um dependente químico, normalmente, dificulta a identificação do problema, principalmente por meio da negação. Pode-se dizer que a pessoa se tornou dependente químico quando não consegue mais, por vontade própria, interromper o uso das drogas.

internação para dependente quimico

Dicas e como indentificar um dependente químico

1. Mudança no comportamento em casa

Em primeiro lugar a conversa com a família se torna cada vez mais incomum. No entanto, as explosões de temperamento passam a acontecer frequentes, onde percebe-se raiva, comportamento agressivo, perda de interesse pelas relações sociais e familiares.

Portanto o dependente químico torna-se ansioso, imediatista, agressivo ou depressivao, com alterações repentinas no humor.

2. Mudança no círculo de relações do dependente químico

Em segundo lugar observe mudanças na roda de amigos, nos passatempos e lugares frequentados. De uma hora para abandona as atividades que gostava de fazer como por exemplo esportes. 

Neste momento, se a relação com a dependência for mais antiga, é provável que seu círculo de amigos e relações já estejam consciente do que se passa e provavelmente considerem de maneira antecipada algo normal e passageiro.

3. Mudança no trabalho - Dependente Químico

A terceira dica é:  dependente químico deixa de executar suas obrigações, passa a irritar-se com os colegas e com o local de trabalho, além de mostrar queda de rendimento. Então acidentes podem aumentar consideravelmente, assim como as perdas de horário ou faltas ao trabalho.

4. Aumento nos gastos do dependente químico

Em quarto lugar a pessoa passa a gastar muito mais dinheiro e começa pedir ou emprestar inexplicavelmente.

5. Inibição ou desinibição conjugal

Em quinto lugar as drogas passam a ser utilizadas para inibir ou desinibir o relacionamento conjugal ou ato sexual.

6. Desconforto físico - Dependente químico

A sexta dica é que os vômitos tornam-se mais frequentes pela manhã, dores abdominais, diarréia e gastrite. Aumentam consideravelmente os esquecimentos, as funções hepáticas e do fígado passam a funcionar com mais dificuldade e aumenta a predisposição a infecções e crises convulsivas.

7. Aumento no uso de medicamentos pelo dependente químico

Em ultimo lugar o dependente químico, tentando aliviar os sintomas da síndrome de abstinência, portanto a pessoa passa a tomar mais medicamentos que o de costume, sem uma doença que justifique seu uso.

Conclusão

 Caso identifique mais de um desses sinais seu familiar pode estar precisando de ajuda. 

Por isso seja discreto ao abordá-lo tomando o cuidado de não acusar ou julgá-lo. E principalmente para não isolá-lo. Desta forma impedirá que se afaste de você.

Como conseguir ajuda para o dependente químico

Deixe um comentário