Centro Confiar

CENTRAL 24hs (11) 9 7952-6050

clinica de recuperação

Dependência Química e Tratamento

Dependência Química - Qual o tratamento certo ?

dependencia quimica

Certas substâncias são responsáveis ​​por alterar determinados comportamentos nas pessoas que as consomem, podendo causar sérios danos ao organismo.

A dependência química consiste na relação de uma pessoa com as drogas e na forma como ela consome determinado tipo de substância. Quando essa pessoa desenvolve comportamentos impulsivos para amortecer os sentimentos em sua vida, pode ocorrer o desenvolvimento de um vício e afetá-la em geral.

Entenda o que é dependência química e quais os tratamentos mais indicados.

O que é a dependência química?

Reconhecida como doença pela Organização Mundial da Saúde, a dependência química consiste nas consequências físicas e mentais causadas pelo uso abusivo de substâncias nocivas ao organismo. Eles podem ser tanto legais como álcool e nicotina quanto ilegais como maconha, cocaína e crack, por exemplo.

Muitas pessoas acreditam que a doença nada mais é do que um simples vício ou falta de caráter, o que não é verdade. A dependência química, além de ser uma doença, também se caracteriza como um tipo de transtorno mental. Com efeito, o consumo excessivo e descontrolado de drogas acaba modificando a percepção do dependente, muitas vezes desconhecendo sua situação.

O que causa a Dependência Química?

dependencia química

Não existe uma causa única para uma pessoa se tornar um dependente químico. Algumas pessoas já apresentam certa predisposição ao distúrbio, enquanto outras podem desenvolvê-lo após alguns usos de estimulantes. Em geral, a dependência química com uma combinação de vários fatores.

Dificuldade em lidar com frustrações e resolução de problemas, além de traumas de infância, sintomas de depressão, tristeza exagerada, ansiedade ou qualquer outro sentimento são alguns deles. As influências sociais, como um ambiente negativo dentro ou fora de casa, também podem encorajar ou facilitar o uso de substâncias.

Mesmo traços genéticos, traços passados ​​de pais para filhos, podem influenciar no desenvolvimento da dependência química. A genética trata de como um organismo metaboliza o uso de uma determinada substância e seu potencial de dependência no futuro.

Esses fatores podem estar direta ou indiretamente relacionados ao efeito de uma dependência.

Quais os principais sintomas da dependência química?

Nem sempre é fácil identificar os sintomas. Isso porque a dependência química é um transtorno que ocorre de forma progressiva, ou seja, ou sintomas vão ficando cada vez mais agudos conforme o uso é feito.

Alguém que apresenta sintomas da dependência química tem vontades que outra pessoa saudável não apresenta. Além disso, outro sintoma da dependência química vai fazer com que a pessoa use e abuse de uma droga até não ter mais controle sobre seu uso.

Alguns sintomas são:

  • fissura;
  • dificuldade em controlar o uso;
  • síndrome de abstinência;
  • tolerância aumentada para a droga;
  • mudanças de comportamento.

Fissura

O termo fissura refere-se ao desejo descontrolado de uma pessoa de usar algum tipo de medicamento. Quanto mais uma pessoa usa uma substância, mais provável é o desejo; isso porque já está ciente dos efeitos imediatos e os antecipa, causando uma compulsão.

Dificuldade de controlar o uso de drogas

A pessoa com dependência química sente que precisa usar cada vez mais a droga para obter o mesmo efeito.

Síndrome de Abstinência

Ocorre quando o usuário fica sem a droga, causando mudanças bruscas de humor, além de irritabilidade e outros sintomas físicos como tremores, náuseas, palpitações e alucinações.

É uma crise resultante da falta de substância no corpo. Os riscos de abstinência são grandes e podem levar à morte por arritmia, desidratação ou uma combinação de eventos que desencadeiam pressão arterial muito alta.

Tolerância aumentada para o uso de drogas e álcool

Uma pessoa dependente de substâncias químicas torna-se muito mais tolerante ao consumo de uma ou mais drogas, pois sente que precisa consumi-las para ser feliz. Os números são cada vez maiores e as consequências também, logo aparecerá o famoso efeito “bola de neve”, pois o consumo só aumenta levando a consequências perigosas.

Mudanças no comportamento

Muitas vezes as amizades mudam e a pessoa se afasta de seu antigo grupo de amigos e começa a se relacionar com um novo grupo de amigos. Ele assume riscos, começa a mentir mais sobre o uso de substâncias, se expõe a riscos e até desiste do interesse próprio.

Alguns outros sintomas

Por ser considerada um transtorno mental, a dependência química altera a percepção e a capacidade de raciocínio do dependente. Em última análise, isso afeta sua produtividade, pode causar problemas financeiros, brigas com entes queridos e até mesmo levar os viciados ao crime e ao roubo relacionado a drogas.

Qual o tratamento mais indicado para a dependência química?

tratamento para dependencia quimica

A dependência química pode ser tratada, mas por ser uma doença crônica, o paciente deve ser constantemente monitorado, principalmente nos primeiros anos após o início do tratamento.

Não existe uma alternativa única para tratar o distúrbio, podendo variar de acordo com a situação clínica do paciente. Normalmente, o tratamento começa com a redução de danos, com a pessoa se recusando a aceitar os primeiros socorros e, em seguida, os profissionais de saúde tomam medidas para reduzir os danos causados ​​pela droga.

As consultas para entender a motivação do paciente para o tratamento também são realizadas com a ajuda de psicólogos e psiquiatras, que explicam os benefícios que um dependente químico terá ao deixar de usar substâncias viciantes.

Equipes multidisciplinares e especializadas que acolham, acolham e tratem esses pacientes são essenciais para garantir um tratamento adequado às necessidades dos dependentes químicos. Conheça abaixo os tratamentos mais recomendados.

Tratamento Terapêutico para Dependência Química

Envolve profissionais especializados avaliando os pacientes para estabelecer um tratamento de acordo com suas necessidades. O tratamento envolve compaixão e empatia, que é único e personalizado.

Desintoxicação de Drogas

O tratamento que exige mais cuidado é a fase de desintoxicação, realizada com acompanhamento médico durante todo o processo. Por isso, a internação é recomendada para eliminar substâncias nocivas do corpo e reduzir seus efeitos colaterais.

Dinâmicas em Grupo

A troca de experiências entre amigos e familiares possibilita a superação, o aprendizado e o conhecimento. Isso estimula o dependente químico a entender os sentimentos dos outros e a construir relacionamentos saudáveis ​​com eles.

Terapia Ocupacional

A terapia ocupacional inclui atividades artísticas como desenho, pintura e música, a fim de aumentar a percepção do paciente sobre si mesmo. Isso os ajuda a ressocializar, autoconfiança e bem-estar.

Atividades físicas

As atividades físicas tem um papel muito importante para o tratamento tanto para a saúde física quanto mental de uma pessoa. Diversas pessoas já conhecem os benefícios dos exercícios como a liberação de endorfina, hormônio responsável pelo bem-estar.

Melhores Clínicas para tratamento da Dependência Química

Clínica de Recuperação em SP - Araçoiaba da Serra

clinica de recuperacao para dependentes quimicos em SP - Aracoiaba da Serra - feminina
Clínica de Recuperação em SP - Araçoiaba da Serra - feminina

Informações sobre a Clínica de Recuperação em SP

Agora veremos a Clínica de Recuperação em Araçoiaba da Serra SP, são atendidas apenas mulheres.

A unidade conta com uma equipe multidisciplinar especializada na recuperação de dependentes químicos e é composta por:

  • Psiquiatras, Psicólogos, Psicoterapeutas, Neuropsicólogos, Coaching, Terapeuta Ocupacional, Assistente Social, Grupo de Enfermagem, Educadora Física, Cozinheira, Nutricionista, Diarista, Serviço de Hotelaria e Lavanderia.

O tratamento realizado aborda:

  • Os 12 Passos do NA e AA, trabalham Espiritualidade, Psicologia individual e em grupo, Plano de Prevenção a Recaída, Grupos Terapêuticos e muito mais.

Sua estrutura conta com:

  • Piscina, uma Ampla Área Externa para meditação e caminhadas, Sala de TV e Refeitório

Na Clínica de Recuperação em São Paulo – Araçoiaba da Serra é possível realizar internações involuntárias, voluntárias e pelo Plano de Saúde

Clique aqui para ver mais fotos da unidade em Araçoiaba da Serra

Ou fale agora mesmo com um atendente especializado

Clínica de Recuperação em São Paulo - Itapecerica da Serra

clinica de recuperacao para dependentes quimicos em SP - Itapecerica da Serra - masculina
Clínica de Recuperação em SP - Itapecerica da Serra - masculina

Informações sobre a Clínica de Recuperação em SP

Chegou a vez da Clínica de Recuperação em Itapecerica da Serra SP, são atendidos apenas homens. 

A unidade conta com uma equipe multidisciplinar especializada em recuperação de dependentes químicos e é composta por:

  • Nutricionista, Psiquiatra, Psicóloga, Enfermeira, Educador Físico, Terapeuta, Coordenador e Monitores.

No tratamento realizado serão abordado:

  • Os 12 Passos do NA e AA, Terapias e Reuniões, trabalham Espiritualidade sem denominar religião, Vídeo Terapia, Simulado de NA, Visita do HI dos Narcóticos Anônimos, Avaliação Terapêutica individual e em grupo, Programa de Prevenção a Recaída, Terapia Racional Emotiva, Partilha de Sentimentos, Terapia Cognitiva Comportamental, Dinâmicas em Grupo e Terapia Ocupacional.

Sua estrutura conta com:

  • TV a cabo, Piscina, Campo de Futebol, Academia, Área para Churrasco, Sala de Jogos e Horta Terapia.

Na Clínica de Recuperação em Itapecerica da Serra é possível realizar internações involuntárias e voluntárias. 

Clique aqui e veja mais fotos desta unidade masculina em Itapecerica da Serra

Ou fale agora mesmo com um atendente especializado

Clínica de Recuperação em SP - Parelheiros

clinica de recuperacao para dependentes quimicos em Sao Paulo - Parelheiros - Feminina
Clínica de Recuperação em SP - Parelheiros - Feminina

Informações sobre a Clínica de Recuperação

Esta Clínica de Recuperação em Parelheiros SP, atende exclusivamente mulheres. 

Ela conta com uma equipe multidisciplinar especializada em Dependência Química formada por:

  • Psiquiatra, Psicólogo, Nutricionista, Coordenadores Administrativos, Terapeutas e Monitores.

Além de contar com uma equipe completa, ela oferece um tratamento eficaz e moderno para a recuperação do dependente químico. Onde realizam:

  • Palestras Motivacionais, 12 Passos dos Narcóticos Anônimos, Espiritualidade, Plano de Prevenção a Recaída, Terapia Cognitiva Comportamental, Dinâmicas em grupo, Atendimento Psicológico individual e em grupo, Terapia Racional Emotiva, Atividades Físicas e muito mais.

Sua estrutura é composta por:

  • Piscina, Horta, Campo de Futebol, Cantina, Lago e uma Ampla Área Externa para atividades ao livre como caminhadas.

A Clínica de Recuperação em Parelheiros realiza internações involuntárias e voluntárias

Clique aqui para ver mais fotos desta unidade em Parelheiros

Ou fale agora mesmo com um atendente especializado

Clínica de Recuperação em São Paulo - Ibiúna

clinica de recuperacao para dependentes quimicos em SP - Ibiuna - Convenio medico
Clínica de Recuperação em SP - Ibiúna - Convênio médico

Informações sobre a Clínica de Recuperação

Nesta Clínica de Recuperação em Ibiúna SP, são atendidos tanto pacientes femininos como masculinos. 

A unidade conta com uma equipe multidisciplinar especializada em recuperação de dependentes químicos e é formada por:

  • Psiquiatra, Psicólogo, Psicanalista, Terapeutas 24hs, Enfermeira, Educador Físico, Nutricionista, Coordenador 24hs, Monitores e GAPS 24hs, Auxiliar de Enfermagem 24hs, Cozinheira, Administração e Remoção 24hs.

O tratamento que ela realiza aborda:

  • Os 12 Passos do NA e AA, Plano de Atendimento Individual, Programação Neolinguística, Relacionamento Interpessoal, Relacionamento Intrapessoal, Desenvolvimento e Evolução Pessoal e Espiritual, Projeto e Planejamento de Vida, Inteligência Emocional, Terapia Ocupacional (oficinas), Terapia Comportamental, Terapia Emotiva, Dinâmicas em Grupo, Atendimento Psicológico Individual, Reuniões com a Psicóloga, Terapia Racional Emotiva, Laborterapia, Vídeo Terapia, Palestras e Reuniões, Programa de Prevenção a Recaída, Capacitação Profissional e Sessões de Reparação.

Sua estrutura conta com:

  • Hospedagem Completa, Quartos com Suítes (individual, duplo e triplo), 5 Refeições diárias, mais de 50 mil m² de Área Verde, Área de Lazer, Animais, Piscina, Academia, Câmeras de Segurança e Sala de Jogos.

Na Clínica de Recuperação em Ibiúna é possível realizar internações involuntárias, voluntárias e pelo Plano de Saúde

Clique aqui para ver mais fotos da unidade em Ibiúna

Ou fale agora mesmo com um atendente especializado

Clínica de Recuperação em SP - Cotia

clinica de recuperacao para dependentes quimicos em Sao Paulo - Cotia, feminina
Clínica de Recuperação em São Paulo - Cotia, feminina

Informações sobre a Clínica de Recuperação

Clínica de Recuperação em Cotia SP, atende exclusivamente mulheres.

Ela conta com uma equipe multidisciplinar especializada na Dependência Química e é composta por:

  • Médico Clínico Geral, Ginecologista, Enfermeiro, Auxiliar de Enfermagem, Técnico de Enfermagem, Coordenador Terapeuta, Terapeuta Holístico, Técnicos em RDQ, Nutricionista, Cuidadoras, Cozinheiras, Manutenção, Psicóloga, Psicopedagoga, Educadora Física e Musico Terapeuta. 

Além de contar com uma equipe completa, ela oferece um tratamento eficaz e moderno para a recuperação do dependente químico como:

  • A Abordagem dos 12 Passos dos Narcóticos Anônimos, Espiritualidade, Plano de Prevenção a Recaída, Terapia Cognitiva Comportamental, Terapia Racional Emotiva, Atividades Físicas e muito mais.

Sua estrutura é composta por:

  • Piscina, Refeitório, Churrasqueira, Lavanderia, Quarto Coletivo e Horta.

A Clínica de Recuperação em Cotia realiza internações involuntárias e voluntárias

Clique aqui para ver mais fotos desta unidade em Cotia

Ou fale agora mesmo com um atendente especializado

Clínica de Recuperação em São Paulo - Duartina

clinica de recuperacao para dependentes quimicos em São Paulo - masculina - feminina - Duartina
Clínica de Recuperação em São Paulo - masculina - feminina - Duartina

Informações sobre a Clínica de Recuperação

Nesta Clínica de Recuperação em Duartina SP, são atendidos tanto pacientes femininos como masculinos. 

A unidade conta com uma equipe multidisciplinar especializada em recuperação de dependentes químicos e é formada por:

  • Psicoterapeuta,   Psiquiatra, Psicólogo, Enfermeira e Educador Físico.

O tratamento que ela realiza aborda:

  • Os 12 Passos do NA e AA, Plano de Prevenção a Recaída, Terapia cognitiva comportamental, Terapia ocupacional, Laborterapia, PNL na Cura de Traumas Profundos e Crenças Limitantes, Palestra, Yoga e Meditação, Academia com Educador Físico e muito mais.

Sua estrutura conta com:

  • Piscina, Academia, Sala de Atendimento, Sala de Reunião e Palestra, Churrasqueira, Ampla Área Externa, Quarto Individua, Duplo, Triplo ou Coletivo.

 

Na Clínica de Recuperação em Duartina é possível realizar internações  voluntárias e pelo Convênio UNIMED.

Clique aqui para ver mais fotos da unidade em Duartina

Ou fale agora mesmo com um atendente especializado

Clínica de Recuperação em São Paulo - Nazaré Paulista

clinica de recuperacao para dependentes quimicos em sao paulo - Nazare Paulista
Clínica de Recuperação em São Paulo - Nazaré Paulista - Convênio Médico

Informações sobre a Clínica de Recuperação

Clínica de Recuperação em Nazaré Paulista SP, atende apenas pacientes masculinos.

Conta com uma equipe multidisciplinar especializada em Dependência Química e é formada por:

  • Psiquiatra, Médico Clínico, Enfermeiro, Psicóloga, Coach Advanced, Nutricionista Ortomolecular, Educador Físico, Professor de Artes, Professor de Teatro, Terapeuta Holístico 24hs, Coordenador Geral 24hs e Coordenadora Terapêutica 24hs.

Além de contar com uma equipe completa, ela oferece um tratamento eficaz e moderno para a recuperação do dependente químico. Onde realizam:

  • Treino de Assertividade, 12 Passos dos Narcóticos Anônimos, Constelação Familiar, Life Coach, Mindfulness, Terapia Racional Emotiva, Psicoeducação, Plano de Prevenção a Recaída, Arte-Terapia, Hipnoterapia, Atividade Física com Professor Especializado, Aula de Teatro com Professor Habilitado, Terapia Cognitiva Comportamental, Atendimento Psicoterápico, Psicoterapia de Grupo, Manejo de Crise, Entrevista Motivacional, Manejo de Raiva e Fissura.

Sua estrutura é composta por:

  • Piscina, Refeitório, Churrasqueira, Espaço Reflexão, Campo de Futebol e Ampla Área Externa.

A Clínica de Recuperação em SP – Nazaré Paulista realiza internações involuntárias, voluntárias e internações pelo plano de saúde

Clique aqui para ver mais fotos desta unidade em Nazaré Paulista

Ou fale agora mesmo com um atendente especializado

Clínica de Recuperação em SP - Araçatuba

clinica de recuperacao para dependentes quimicos em sp - aracatuba - masculina
Clínica de Recuperação em SP - Araçatuba - Masculina

Informações sobre a Clínica de Recuperação

Nesta Clínica de Recuperação em SP Araçatuba , é atendido apenas pacientes masculinos. 

A unidade conta com uma equipe multidisciplinar especializada em recuperação de dependentes químicos e é formada por:

  • Coordenador, Psicólogo, Enfermeira, Psiquiatra, Nutricionista e Acompanhante Terapêutico. 

O tratamento realizado aborda:

  • Os 12 Passos do NA e AA,  PTS Plano Terapêutico Singular, Espiritualidade Diária, Psicóloga Individual e em Grupo, Plano de Prevenção a Recaída, Grupos Terapêuticos, Oficinas Terapêuticas, Esporte, Lazer e Atividades Culturais. 

Sua estrutura conta com:

  • Piscina, Campo de Futebol, Salão de Jogos, Sala de TV, Refeitório, Quartos com Ar Condicionado, Horta, Lavanderia, Posto de Enfermagem, Salas de Atendimento Individual e Escritório. 

Na Clínica de Recuperação em São Paulo – Araçatuba é possível realizar internações  involuntárias e voluntárias.

Clique aqui para ver mais fotos da unidade em Araçatuba

Ou fale agora mesmo com um atendente especializado

Clínica de Recuperação em São Paulo - Guarulhos

clinica de recuperacao em sao paulo guarulhos
Clínica de Recuperação em São Paulo - Guarulhos

Informações sobre a Clínica de Recuperação

Agora vamos conhecer a  Clínica de Recuperação em Guarulhos SP, nesta unidade são atendidos apenas homens.

Esta unidade é formada por uma equipe multidisciplinar especializada na recuperação de dependentes químicos e é composta por:

  • Psicólogo, Terapeuta Cognitivo Comportamental, Psiquiatra, Monitores, Cozinheira, Motorista, Terapeuta Holístico e Atividades Motivacionais.

No tratamento realizado serão abordados:

  • Os 12 Passos do NA e AA, Terapia Cognitivo Comportamental, Plano de Prevenção a Recaída, Terapia Racional Emotiva, Espiritualidade Ecumênica, Ressocialização, e Reinserção Social. 

Sua estrutura conta com:

  • Piscina Semiolímpica, Suítes Coletivas (4 pessoas), Refeitório, Churrasqueira, Campo de Futebol, Sala Terapêutica, Cozinha Padrão, Academia e Salão de Jogos. 

Na Clínica de Recuperação em São Paulo – Guarulhos é possível realizar internações involuntárias e voluntárias

Clique aqui para ver mais fotos da unidade masculina em Guarulhos

Ou fale agora mesmo com um atendente especializado

10ª Clínica de Recuperação em São Paulo - Itu

clinica de recuperacao sp Itu
Clínica de Recuperação em SP - Itu

Informações sobre a Clínica de Recuperação

Clínica de Recuperação em SP Itu, atende apenas pacientes masculinos.

Contando com uma equipe multidisciplinar especializada na Dependência Química por isso é formada por:

  • Psiquiatra, Psicólogo Familiar e Individual, Terapeuta, Enfermeiro, Nutricionista, Cuidador, Motorista, Musicoterapia e Auxiliar de Manutenção. 

Esta unidade conta com uma equipe  completa e oferece um tratamento moderno e eficiente contra a Dependência Química. Onde serão abordados:

  • Os 12 Passos dos Narcóticos Anônimos, Espiritualidade, Psicologia Individual, Terapia Racional Emotiva, Terapia Cognitivo Comportamental, Plano de Prevenção a Recaída e Reuniões em Grupo.

A estrutura é composta por:

  • Piscina, Academia, Área de Lazer, Cantina, Enfermagem, Lavanderia, Quartos Coletivos, Segurança 24hs, Animais e Auxiliar de Manutenção.

A Clínica de Recuperação em Itu realiza internações involuntárias, voluntárias.

Clique aqui para ver mais fotos desta unidade em Itu

Ou fale agora mesmo com um atendente especializado

Como internar um Dependente Químico em uma Clínica de Recuperação?

Em primeiro lugar existem 3 maneiras de internar um dependente químico em uma clínica de tratamento para dependentes químicos.

  1. Internação Voluntária – Onde o paciente com dependência química aceita se tratado na clínica de recuperação.
  2. Internação Involuntária ou Internação Forçada – É aquela em que o dependente químico não tem mais condição de decidir o que é melhor pra sua própria vida, então um familiar ou responsável legal poderá solicitar a internação de maneira involuntária.
  3. Internação Compulsória – Quando a internação do dependente químico solicitada através da justiça.

Como funciona o tratamento em Clínicas de Tratamento para dependentes químicos?

Em segundo lugar você precisa saber que o tempo de internação em uma Clínica de Recuperação para tratamento de dependentes químicos pode variar muito, mas geralmente o tratamento leva 6 meses podendo ser aumentado, pois os pacientes são avaliados individualmente e o tempo de recuperação de um paciente não igual ao outro.

Quando o Dependente Químico inicia o tratamento ele é avaliado pela equipe médica geralmente formada por psiquiatras, psicólogos, clínico geral, nutricionista e assim é elaborado um plano individual de tratamento.

Durante todo o período de internação o paciente vai sendo trabalhado, participando de Simulados dos Narcóticos Anônimos, Reuniões de partilha, consultas psiquiátricas e psicológicas individual e em grupo, atividade física, alimentação regrada, lazer, e muitas outras atividades que podem variar de acordo com a clínica de recuperação escolhida.

Mas para saber mais sobre nossas clínicas para o tratamento de álcool e drogas fale com um de nossos atendente pelo WhatsApp ou ligue agora.

Se preferir clique aqui e veja algumas de nossas clínicas de recuperação em sp