Centro Confiar

CENTRAL 24hs (11) 9 7952-6050

clinica de recuperação

Como fazer internação forçada?

Saiba Tudo Sobre Internação Forçada ou Involuntária

Saiba Tudo Sobre Internação Forçada ou Involuntária

Recorrer a uma clínica para dependentes químicos involuntários é sempre uma decisão difícil,  é um passo sempre delicado para a família, que já está fragilizada com a situação.

Mas ao mesmo tempo, esta opção é capaz de proporcionar o resgate da dignidade e segurança do dependente em um momento de grande vulnerabilidade, no qual ele já não consegue se ajudar sozinho.

O que é a internação involuntária de dependentes químicos?

A internação involuntária de dependentes químicos é aquela que ocorre sem o consentimento do dependente químico, a pedido de um terceiro, preferencialmente parente.

A Internação Forçada ocorrer quando o dependente quimico perdeu a sua autonomia, perante um quadro que afeta a sua saúde mental, incluindo casos de depressão.

Portanto são situações que podem  impedir o usuário de compreender a realidade e a gravidade de seu estado.

 

É permitido internar um dependente químico contra sua vontade?

O assunto ainda é polêmico e gera debates.

A resposta é  SIM!

É possível internar um dependente químico contra a sua vontade.

O tema passou por revisão recente, com a sanção da Lei da Internação Involuntária, como ficou conhecida a Lei N° 13.840, de 5 de junho de 2019.

Saiba como a  internação involuntária é definida no texto legal:

“Aquela que se dá, sem o consentimento do dependente, a pedido de familiar ou do responsável legal ou, na absoluta falta deste, de servidor público da área de saúde, da assistência social ou dos órgãos públicos integrantes do Sisnad, com exceção de servidores da área de segurança pública, que constate a existência de motivos que justifiquem a medida.”

Nós do CENTRO CONFIAR, recomendamos o tratamento estabelecido é de seis meses (180 dias), este tempo foi definido ao longo de anos de prática e baseado em contribuições científicas para os chegar aos melhores resultados.

Quem pode pedir a internação involuntária?

O pedido pode ser feito por familiares ou pelo responsável legal do paciente.

Portanto é indicado observar um conjunto de sinais que indicam que essa é a solução é a melhor escolha.

Esgotamento das opções terapêuticas ambulatoriais

Perda da autonomia por parte do dependente químico, que não consegue compreender o risco que representa para si e para os outros.

no entanto é importante, que eles sejam analisados em contexto e de forma conjunta, sempre com opinião médica.

Muitas vezes, como uma orientação adequada o dependente químico pode acabar concordando com o tratamento, facilitando bastante o processo.

Deve-se dar muita importância  a sinais como agressividade, abandono dos cuidados consigo mesmo, mentiras para justificar situações causadas pela dependência química e a perda acelerada de peso.

5 fases da Internação Forçada

1. Ida até a clínica

Talvez este seja o passo mais difícil para a família, é o momento de levar o dependente até a clínica contra a sua vontade.

Nesse momento delicado , é importante que sejam tomados todos os cuidados para assim poder  garantir a segurança do dependente químico, o que exigem na maioria dos casos uma equipe altamente qualificada para realizar a remoção do paciente até a clinica escolhida.

E assim leva-lo em segurança.

2. PLANO TERAPEUTICO

Para garantir um tratamento eficaz, a internação precisa vir acompanhada de um plano terapêutico, que é traçado pela equipe Medica, pois cada paciente é diferente e tem necessidades diferentes.

Neste plano é  considerado o quadro, o nível de gravidade, os riscos envolvidos e o histórico de medidas já adotadas.

3. desintoxicação

Para um bom resultado, a desintoxicação é acompanhada e busca estabilizar tanto o quadro fisiológico quanto emocional do paciente.

Focando sempre em auxiliar o dependente químico a lidar com a abstinência e os seus efeitos, pois ele vai ser mantido afastado do consumo de drogas e álcool.

Por causa das crises geradas pela falta da substância no organismo, o acompanhamento médico é fundamental.

4. ACOMPANHAMENTO

O suporte psicológico deve ser acompanhado durante todo o processo.

É fundamental para ajudar o dependente químico a entender o momento vivido, quais os seus problemas e os prejuízos que a dependência química causa.

Este é o passo que vai ajudar paciente a compreender a importância do tratamento e o motivo pelo qual a família decidiu pela internação involuntária.

Muitas vezes são desenvolvidas atividades multidisciplinares como parte do acompanhamento e melhoria da saúde.

5. REINSERÇÃO NA FAMILIA E SOCIEDADE

Ao final da Internação involuntária, é importante dar continuidade à adoção de medidas terapêuticas. É o que faz a diferença.

A internação involuntária é eficaz?

Por Fazer parte der um momento tão delicado, a internação involuntária sempre gera inúmeros debates, quem não é especialista muitas vezes confunde qual é o real objetivo.

Por isso, é muito importante ressaltar que se trata de um método altamente seguro, que permite que o dependente quimico interrompa o uso das drogas ou álcool e oferece a oportunidade de retomar o controle de sua própria.

Por oferecer acompanhamento 24 horas por dia e o suporte de uma equipe especializada são pontos de destaque para a eficácia do tratamento em clinicas de recuperação.

O que os especialistas dizem sobre a internação involuntária de dependentes químicos?

Entidades como o Conselho Federal de Medicina (CFM) já se manifestaram favoravelmente à internação involuntária há muito tempo.

Em 2019, após a aprovação da Lei N° 13.840/19, Emmanoel Fortes, diretor de fiscalização CFM e membro da Câmara Técnica de Psiquiatria, reiterou o posicionamento.

O especialista lembrou que a internação depende de uma avaliação médica, norteada por critérios estabelecidos na legislação, o que impede que o modelo seja adotado de forma indiscriminada

FALE AGORA MESMO COM UM ESPECIALISTA

internação involuntária é sempre solicitada pela família do paciente (dependente químico ou alcoólatra).

Portanto nesse caso, a pessoa dependente quimico não está em condições de tomar uma decisão sã, não reconhece sua necessidade de tratamento  e já perdeu o controle. Sua vida e de seus familiares correm risco.

pedido de internação involuntária para o dependente quimico poderá ser feito diretamente com uma clínica de reabilitação particular ou no caso de a família não possuir recursos deverá procurar uma unidade do CAPS .

No caso de clinica de recuperação para dependente quimico particular, o responsável da família que solicitar a intervenção para internação deverá assinar uma autorização. 

É fundamental esse familiar ter ligação consanguínea do dependente de álcool ou drogas como por exemplo: 

Pai, mãe, filho, filha, avós, ou então mesmo responsáveis legais, por exemplo: pais adotivos ou tutor como

Uma vez realizado o pedido de internação involuntária à clínica de recuperação e reabilitação para dependentes químicos e alcoólatras, o dependente químico ou o alcoólatra será examinado por um médico que emitirá um laudo.

Quando saber o Momento de solicitar a Internação Involuntária?

Ao reconhecer os sintomas da dependencia química em um familiar, é muito importante verificar se o dependente esta apresentando perigo a si próprio ou ate mesmo se ele se tornou mais agressivo do que de costume com outras pessoas.

Como a Dependencia quimica é uma doença que causa transtorno mental, muitas vezes o usuário de drogas não consegue mais controlar suas atitudes, seu cerebro perde a capacidade de tomar as decisões corretas.

E é neste momento em que a familia deve interferir, pois o tratamento se tornou algo indispensável para que este dependente possa ter a chance de uma nova vida.

Por causa da vida corrida que levamos, demoramos a perceber os sintomas da dependencia quimica, portanto a doença acaba progredindo muito. E apenas uma Internação Forçada poderá ajudar.

Muitas vezes a familia procura dar uma chance para que ele interrompa o uso de drogas por vontade própria, mas infelizmente a grande maioria apresenta recaídas.

Não é fácil dominar o cérebro dominado por substancias químicas!

E realmente é necessário meses de tratamento, para que o dependente possa aceitar sua doença e aprender a lidar com ela da melhor maneira.

A Dependencia quimica não tem cura, mas pode ser tratada!

E em clinicas especializadas os dependentes terão todo o suporte médico necessário para entender que é possivel ter uma boa vida e ser feliz longe das drogas.

Deixe um comentário