Centro Confiar

CENTRAL 24hs (11) 9 7952-6050

clinica de recuperação

Dependência química tem cura?

A DEPENDENCIA QUÍMICA TEM CURA?

Esta com certeza é a pergunta que mais é feita!

Não! a dependência química não tem cura.
É Para a Vida toda

Uma vez que a pessoa se torna dependente químico ela passa de um estado de impulsividade para convulsividade.

Compulsão no uso de substancias licitas e ilícitas.

 

SUBSTÂNCIAS LÍCITAS

Álcool, cigarro, medicamentos, café, doce, comida

SUBSTÂNCIAS ILÍCITAS

maconha, cocaína, crack, ecstasy, LSD, inalantes, heroína, barbitúricos, morfina, skank, chá de cogumelo, anfetaminas, clorofórmio, ópio e outras

A substancia ilícita é muito mais perigosa por que altera a anatomia a bioquímica cerebral e gera um mecanismo de recompensa no sistema mesolimbico e cortical que faz a pessoa ter a compulsão e ir direto para a substância química e usar.

O dependente químico não para no primeiro tiro de cocaína, no primeiro copo de cerveja, na primeira taça de vinho. Ele continua e continua. 

Portanto o prazer começa a se tornar um desprazer!

Então a compulsão num determinado momento ela deixa de ser prazerosa e começa a ser desprazerosa e mesmo assim o dependente continua se afundando e indo até a exaustão e enfim chegar no limite. Ficar dias sem dormir, ficar em situação de rua, perde-se a dignidade.

O tratamento da dependência química é extremamente delicado e meticuloso. Precisa existir um rigor tanto do paciente quanto dos profissionais, muito criterioso.

Começando com a Desintoxicação.

Se o dependente químico tem uma recaída é necessário a internação imediata, por que quando o dependente recai é muito mais difícil até mesmo quase impossível, extremamente difícil se controlar.

Há pessoas que conseguem, mas é uma porcentagem mínima, por isso é indicado a internação para o processo de desintoxicação que é o primeiro passo

Neste processo de desintoxicação obviamente as medicações evitam sintomatologia de abstinência e a continuação do processo de desintoxicação é aderir aos 12 passos dos Narcóticos Anônimos ( só por hoje), é saber que existe uma força superior, que a pessoa é impotente, não adianta lutar e ter um sentimento de onipotência por que não vai vencer.

Precisa ter Humildade, precisa mudar o estilo de vida, precisa mudar o comportamento da dependência química que é a manipulação, mentiras, roubos, se fazer de vítima ou se culpar, culpar terceiros.

O dependente precisa se implicar na própria vida e aderir com firmeza ao tratamento da dependência química. Ter aquele objetivo traçado e seguir até o final.

Não adianta você só internar e depois que for para um ambiente externo continuar com os mesmos hábitos, pois irá recair.

Tem que seguir uma rotina, seguir uma regra, evitar facilitadores.

O que são os facilitadores?

Evitar amigos que te levem a uma recaída, evitar lugares que remetem as memorias eufóricas, lugares que possam desencadear a recorrência recidiva da recaída.

Tem que refazer toda uma estratégia de vida que proteja o dependente químico para evitar as recaídas porque são fortíssimas.

E se recair interna outra vez? Interno de novo?

Sim! Interna outra vez!

Os familiares precisam entender que a dependência química é uma doença que precisa ser tratada e com extremo cuidado e criteriosamente.

Os familiares não podem dizer que é safadeza, que é mal caráter da pessoa, por que uma coisa leva a outra. Se os familiares não fornecerem o acolhimento necessário, não der suporte necessário, não der o amor suficiente a pessoa facilmente recai.

Todo excesso esconde uma falta.

O excesso de substancias licitas ou ilícitas esconde a falta, e normalmente a falta é fo afeto e do amor.

SE VOCÊ É OU QUER AJUDAR UM DEPENDENTE QUÍMICO

FALE AGORA MESMO COM UM DE NOSSOS ESPECIALISTA

A DEPENDENCIA QUÍMICA DEVE SER TRATADA
O QUANTO ANTES, POIS PODE LEVAR A MORTE

Deixe um comentário