Centro Confiar

CENTRAL 24hs (11) 9 7952-6050

clinica de recuperação

Tratamento de Álcool e drogas

Como tratar dependentes de álcool de drogas?

Tratamento da Dependência química

Hoje vamos falar sobre um tema que é muito importante, a dependência química, pois tem estado infelizmente na vida de muitas famílias de todas as classes sociais não só no Brasil, mas no mundo.

Vamos falar sobre a dependência química, principalmente de cocaína e de crack

No Brasil estima-se que haja o maior mercado consumidor de crack do mundo.

Uma pesquisa recente feita pela Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP perceberam que cerca de 2% dos estudantes já tinham experimenta cocaína uma vez na vida e 2 em cada 100 estudantes já tinham experimentado crack.

E o crack é uma das drogas que mais causa dependência, até 70% das pessoas que usam vão se tornar dependentes desta substancia.

Como que essas substancias agem no nosso cérebro?
Como é esse mecanismo da dependência química?

E o mais importante, onde podemos atuar para ajudar essas pessoas a sair desta prisão.

No nosso cérebro existe um circuito de recompensa e prazer. 

Como ele funciona?

Este circuito é estimulado quando estamos em contato com coisas que são muito importantes e prazerosas para a nossa sobrevivência. 

Por exemplo quando estamos com sede quando estamos com fome, quando comemos, quando estamos com uma dor muito forte, quando temos frio, desejo sexual.

Ou seja, é um circuito muito importante também para a nossa sobrevivência que é ativado por coisas prazerosas, faz com que a gente busque esse prazer.

Dentro deste circuito existe o núcleo accumbens que é a região diretamente estimulada pelo contato com a cocaína e o crack de uma forma muito intensa, muito poderosa, ou seja, muito maior que as outras coisas do nosso dia a dia ativo, de coisas muito importantes e prazerosas.

Então o cérebro começa a interpretar que essa substancia que ativou tanto, que deu anto prazer é tão importante quanto as outras coisas na nossa vida e o cérebro começa a confiar somente nesta substancia para ter esse prazer. E o prazer das outras coisas vai diminuindo comparado ao prazer das drogas, não tem tanta graça como o prazer que a cocaína e o crack oferecem e tem assa ativação direta.

O cérebro de um dependente químico sofre muito, limitando a sua capacidade de funcionamento comparado a uma pessoa que não usa drogas a diferença é enorme. O cérebro do dependente químico fica altamente prejudicado.

Mas a boa notícia é que o cérebro tem capacidade para se recuperar e fazer novas conexões, mas para que isso aconteça é necessário a abstinência das drogas por um longo período.

Tratamento para o dependente químico

Os tratamentos para essa condição visam ajudar o dependente químico a lidar com a vontade que vem e ajudar a pessoa a estimular a área do cérebro que fazem com que o indivíduo consiga conquistar outras coisas importantes, como produção, relacionamento com a família e filhos ou seja coisas que remetem aos valores na vida de todos nós. 

O Dependente químico também tem esses valores, mas no momento eles são prisioneiros desse prazer.

Estudo Realizado no Hospital das Clínicas

Tem um estudo feito pelo Hospital das Clínicas, no Instituto de Psiquiatria, que eles conseguiram estimular essa área (parte frontal do cérebro) através de estimulação magnética.

A estimulação magnética faz com que essas pessoas fiquem mais ativas fazendo o indivíduo pensar melhor antes de usar a substancia, ou seja ele consegue controlar o impulso, consegue decidir por não usar a droga, reduz muito a fissura.

Foi obserado que 80% dos pacientes tiveram uma redução importante de fissura.

O tratamento não só envolve a estimulação magnética ou medicação, envolve toda uma rede. Principalmente terapia, orientação familiar para que a gente consiga fazer com que essa pessoa possa se reerguer e reconquistar a vida dela.

O tratamento da dependência química da certo!

Mas é preciso dar o primeiro passo!

Nós no Centro Confiar podemos e queremos te ajudar

Fale agora com um de nossos especialistas

LINKS IMPORTANTES

NARCÓTICOS ANÔNIMOS

NARCÓTICOS ANÔNIMOS ou NA é uma Irmandade ou Sociedade sem fins lucrativos, de homens e mulheres para quem as drogas se tornaram um problema maior. Somos adictos em recuperação, que nos reunimos regularmente para ajudarmos uns aos outros a nos mantermos limpos.


Este é um programa de total abstinência de todas as drogas e há somente um requisito para ser membro: o desejo de parar de usar. Sugerimos que você mantenha a mente aberta e dê a si mesmo uma oportunidade.

Nosso programa é um conjunto de princípios escritos de uma maneira tão simples que podemos segui-los nas nossas vidas diárias. O mais importante é que eles funcionam.

NA não tem subterfúgios, não somos filiados a nenhuma outra organização, não temos matrícula nem taxas, não há compromissos escritos, nem promessas a fazer à ninguém. Não estamos ligados a nenhum grupo político, religioso ou policial e, em nenhum momento, estamos sob vigilância.

O recém–chegado é a pessoa mais importante em qualquer reunião, porque só dando podemos manter o que temos.

Qualquer pessoa pode juntar-se a nós, independente da idade, situação financeira, raça, orientação sexual, crença, religião ou falta de religião.

Não estamos interessados no que ou quanto você usou, quais eram os seus contatos, no que fez no passado, no quanto você tem ou deixa de ter; só nos interessa o que você quer fazer a respeito do seu problema e como podemos ajudar.

Aprendemos com nossa experiência coletiva que aqueles que continuam voltando regularmente às nossas reuniões mantêm-se limpos.

ALCOÓLICOS ANÔNIMOS

ALCOÓLICOS ANÔNIMOS® é uma irmandade de homens e mulheres que compartilham, entre si, suas experiências, forças e esperanças, a fim de resolver seu problema comum e ajudar outros a se recuperarem do alcoolismo.

O único requisito para ser membro é o desejo de parar de beber. Para ser membro de A.A. não há taxas ou mensalidades, somos autossuficientes, graças às nossas próprias contribuições.

AA não está ligada a nenhuma seita ou religião, nenhum movimento político, nenhuma organização ou instituição; não deseja entrar em qualquer controvérsia; não apoia nem combate quaisquer causas.

Nosso propósito primordial é mantermo-nos sóbrios e ajudarmos outros alcoólicos a alcançarem a sobriedade

CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL ÁLCOOL E DROGAS

Relação de Centros de Atenção PsicossocialCAPS, criados para ressocialização de usuários do sistema de saúde mental, hospitais públicos e hospitais conveniados ao SUS.

CENTRO DE INFORMAÇÃO SOBRE SAÚDE E DROGA

O Centro de Informações sobre Saúde e Álcool (CISA) é uma das principais referências no Brasil sobre o tema e, ao longo dos 15 anos de atividades, tem contribuído para a ampliação do debate sobre a relação álcool-saúde e para a conscientização e prevenção do uso nocivo de bebidas alcoólicas.

Qualificada como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) desde 2005, a instituição dedica-se ao avanço do conhecimento na área, atuando na divulgação de pesquisas e dados científicos com linguagem acessível, elaboração de materiais educativos e desenvolvimento de projetos.

Ao longo desses anos, tem contribuído para a ampliação do debate sobre a relação álcool-saúde e para a conscientização e prevenção do uso nocivo de bebidas alcoólicas. Atinge com seu trabalho públicos variados - de pesquisadores e profissionais de saúde a estudantes e interessados na relação do álcool com o corpo, a mente e a sociedade.

As atividades são desenvolvidas por meio de patrocínios e parcerias com empresas, entidades acadêmicas e médicas, além de parcerias com universidades, de forma independente e sem interferência. Entre os apoiadores estão Instituto Compartilhar, Sociedade de Pediatria de São Paulo - por meio do Grupo de Trabalho sobre os Efeitos do álcool na gestante, no feto e no recém-nascido. Como apoiadores financeiros constam AmBev e Heineken.

Um dos destaques é a publicação "Álcool e a Saúde dos Brasileiros", um levantamento inédito e elaborado pela equipe do CISA com análises exclusivas sobre o uso de álcool no Brasil.

Seu acervo digital é formado por publicações científicas reconhecidas nacional e internacionalmente, estatísticas oficiais (governamentais) e conteúdo de qualidade publicado em jornais e revistas destinados ao público em geral

AMOR EXIGENTE

Desde 1984, a ONG Amor-Exigente (AE) atua como apoio e orientação aos familiares de dependentes químicos e às pessoas com comportamentos inadequados. Através de um eficiente programa de auto e mútua ajuda, o Amor-Exigente desenvolve preceitos para a reorganização familiar, sensibilizando as pessoas e levando-as a perceber a necessidade de mudar o rumo de suas vidas a partir de si mesmas, proporcionando equilíbrio e melhor qualidade de vida. Como diz o seu lema: torná-las CADA VEZ MELHOR!

Este programa, que há mais de 3 décadas funciona e dá certo, é praticado por meio de 12 Princípios Básicos, 12 Princípios Éticos, Espiritualidade Pluralista e Responsabilidade Social, através de reuniões semanais, cursos e palestras, sempre com a dedicação e comprometimento dos milhares de voluntários espalhados por todo o Brasil, Argentina e Uruguai.

Visando maior abrangência do seu movimento de proteção social, o Amor-Exigente expandiu seu programa, dando origem aos projetos especiais: Prevenção – visa desestimular a experimentação e uso de tabaco, álcool e outras drogas através de uma abordagem educativa junto a pais, avós e professores para ajudar na formação de seus filhos, netos e alunos; Sobriedade – esse trabalho com abordagem distinta, destina-se especialmente às pessoas em processo de recuperação pelo uso e abuso de álcool e outras drogas; Amor-Exigentinho – proposta voltada para o público infanto-juvenil que utiliza os Princípios Básicos do Programa de forma lúdica, clara e objetiva, visando auxiliá-lo a adotar atitudes responsáveis e saudáveis; Sempre É Tempo – focado nos adultos da Melhor Idade que muitas vezes passam pela “síndrome do ninho vazio” ou com o desafio de cuidar dos netos enquanto os pais trabalham e/ou estudam.

Sobre a FEAE

A FEBRAE- Federação Brasileira de Amor-Exigente – teve sua fundação instituída em 18 de novembro de 1984. Surgiu da necessidade de congregar os grupos que vinham atuando na linha do Programa Amor-Exigente (AE), de modo a favorecer maior eficiência e melhores resultados.

Com o alto nível de credibilidade do Programa, mais e mais grupos de ajuda mútua, para dependentes químicos e familiares, foram-se instalando. Assim, para preservar a integridade da proposta de trabalho com Amor-Exigente, sua linha de funcionamento e objetivos, foi instituída a FEBRAE.

Em 2009, com a criação do Novo Estatuto, o nome da federação mudou para FEAE – Federação de Amor-Exigente , acolhendo assim os grupos que nasceram fora do país e ampliando as fronteiras para a atuação do movimento. A sede da FEAE é em Campinas, SP.

E-BOOK GRATUITO SOBRE DEPENDENCIA QUÍMICA

Estamos disponibilizando estes E-Books para download. Com a intençãod de ajuda-los a entender mais sobre a Dependência Química, causas e consequências.

Clique nos Títulos para acesso direto

FASES E SINAIS DE AVISOS DE RECAÍDA

EDUCAÇÃO FAMILIAR, PRESENTE E FUTURO - CAPÍTULO MACONHA

SOU UM ADICTO?

Para mais e-books 

Deixe um comentário