Centro Confiar

CENTRAL 24hs (11) 9 7952-6050

clinica de recuperação

Uso de Drogas e a Dependência Química

Uso de Drogas e a Dependência Química

Neste artigo iremos abordar o uso de drogas e a dependência química.

Acompanhe até o final para esclarecer de uma vez por todas o assunto.

Os prejuízos causados pelo uso de Droga e Álcool

O uso de substâncias psicoativas se faz presente há muitos anos na sociedade.

Há décadas e décadas pessoas fazem uso desse tipo de substância em diversos contextos tanto para uso recreativo, muitas vezes em rituais religiosos, mas de um tempo pra cá e como resultado o consumo dessas substâncias passou a ser feito de maneira indiscriminada e abusiva.

O uso dessas substâncias, sejam elas lícitas ou ilícitas, então quando realizado de maneira abusiva, traz diversos prejuízos para a pessoa. 

Que prejuízos são esses? 

Prejuízos sociais, prejuízos cognitivos, entre as relações de trabalho, relações familiares e assim por diante. Trazendo então uma série de transtornos na vida daquela pessoa.

A dependência ocorre porque esse tipo de substância provoca alterações neuroquímicas e uso constante delas pode portanto provocar alterações muito duradouras. 

Essas alterações provocam mudanças na percepção da consciência, da realidade, no comportamento e no humor e por isso, a vida diária é tão afetada.

Por esse motivo, procure tratamento agora!

internar um alcoolatra alcoolismo

Porque alguns se tornam dependentes químicos e outros não com o uso de drogas?

Por que algumas pessoas entram no quadro de dependência diante do consumo de drogas e outras pessoas não conseguem fazer somente o uso recreativo de uma forma que aquela droga não causa uma dependência não traga prejuízos?

Tudo isso vai depender do contexto social em que aquela pessoa convive, das questões psicológicas e também existe o fator genético, além da droga, da maneira como a droga altera o sistema nervoso de cada uma das pessoas.

saude mental

O que acontece no organismo quando é feito o uso de uma substância psicoativa?

Acontece o que chamamos de “Ciclo da Recompensa” ou “Ciclo do Prazer”. 

É quando eu faço uso de determinada substância psicoativa e ela faz o organismo liberar em grande quantidade um neurotransmissor chamado de dopamina e/ou prolongar seu efeito, é este neurotransmissor que dá a sensação de prazer.

Então algumas drogas elas têm um forte efeito de prolongar o “Ciclo da Recompensa” no nosso sistema nervoso e outras até de liberar mais dopamina, então vem a sensação, quase que imediata, de prazer.

As pessoas que têm a dependência química acabam trocando outras fontes de prazer que tinha na vida, tais como como atividade física, trabalho, até mesmo as relações sexuais pelo uso da droga.

Por trazer um prazer imediato e, dependendo das circunstâncias de vida e da maneira como essa pessoa lida com as emoções, pode ser que quando ela estiver em um momento ruim, imediatamente vai querer fazer o uso daquela substância.

Isso acontece simplesmente pelo fato de não saber lidar  com a situação daquele momento ou para ter uma forma de socorro.

Assim a pessoa obtém o prazer e o alívio daquilo que ela estava sentindo quem sabe até some um problema que na verdade não é resolvido mas fica escondido no efeito daquela substancia.

Quando o efeito passa ela fica mal de novo, voltando portanto ao seu estado inicial. 

Fica pensativa, se arrepende do que fez, do que aconteceu e acaba voltando a fazer o uso da droga para se livrar novamente dessa sensação que foi ruim.

Diante desse quadro podemos considerar que a dependência química não se trata apenas de uma escolha, de questão moral.

A dependência química é considerada sim uma doença e precisa de tratamento.

 

Terapias e tratamentos para p uso de drogas e a Dependência Química

Existem diversos estudos que apontam algumas terapias, inclusive terapias psicológicas e terapias medicamentosas para auxiliar no tratamento da dependência. 

Existem determinados meios terapêuticos que ajudam a pessoa a reverter um pouco esse “Ciclo do Prazer” porque quando se está nesse ciclo, a pessoa não pensa antes de agir e imediatamente recorre ao uso da substancia, é um comportamento muito impulsivo.

As terapias vão entrar no sentido de evitar esse comportamento impulsivo e fazer com que a pessoa delibere antes.

Que ela considere e pense nas consequências que o uso daquela substância vai trazer, olhando para a vida dela como um todo, lembrando dos prejuízos que já foram causados.

Lembrar do que ela busca pra vida, no intuito de resgatar o sentido de viver, os objetivos e tudo aquilo que ficou perdido com a dependência química.

Se você percebe alguns prejuízos que já tenha acontecido na sua vida devido ao uso dessas substâncias não hesite em buscar ajuda e buscar uma orientação, com o intuito provocar uma mudança nesse hábito.

Nossa equipe está disponível para te ajudar nessa busca.

Estamos conectados 24 horas via WhatsApp, e temos as melhores clínicas de recuperação para dependência Química.

São mais de 150 unidades que fornecem tratamento psicológico, médico psiquiatrico e terapêutico.

Mude a sua vida e a dos seus familiares.

Veja Mais: Clínicas de Reabilitação para Dependentes Químicos em SP

Chame agora mesmo nosso especialista.

Clínicas de Baixo Custo, Médio Custo e Alto Padrão.

Atendemos planos de saúde. Para consultar a cobertura do seu plano envie a foto de sua carteirinha via WhatsAPP.

 

Tratamento para o uso de drogas

As unidades de baixo custo oferecem o tratamento para o dependente químico de forma mais acessivel.

Acomodações mais simples, porém segurança e apoio e tratamento psicológico, psiquiatrico, além do acompanhamento dos terapeutas.

Deixe um comentário