Centro Confiar

CENTRAL 24hs (11) 9 7952-6050

clinica de recuperação

As drogas e o Dependente químico

As Drogas e o Dependente Químico

Como uma pessoa se torna um Dependente químico?

O uso de drogas e o dependente químico

O Uso de substancias psicoativa se faz presente já há muitos anos na sociedade. Há décadas e décadas, mas em diversos contextos, para o uso recreativo, muitas vezes em rituais religiosos.

Mas atualmente o consumo dessas substancias passou a ser feito de maneira indiscriminada, o que caracteriza o uso abusivo dessas substancias sendo elas drogas licitas ou ilícitas.

Quando é utilizada de maneira abusiva traz prejuízos para a pessoa.

E quais são esses prejuízos?

Prejuízos sociais, prejuízo cognitivo, relações de trabalho, relações familiares e assim por diante.

Trazendo então uma serie de transtornos na vida daquela pessoa

A Dependência ocorre porque esse tipo de substancia provoca alterações neuroquímicas., e o uso constante delas podem provocar alterações muito duradouras.

 

Essas alterações provocam mudanças no humor, na percepção, no nível da consciência no comportamento. Por isso a vida diária é tão afetada.

Por que que algumas pessoas entram num quadro de dependência diante de um consumo de drogas e outras pessoas não?

Conseguem fazer apenas o uso recreativo, de uma forma que a droga não causa uma dependência e não traz prejuízo

Tudo isso vai depender do contexto social que aquela pessoa vive, das questões psicológicas e também existe o fator genético. Além da droga, de que maneira a substancia altera o sistema nervoso de cada pessoa

E o que acontece no organismo quando é feito o usa da substancia psicoativa?

Existem o que é chamado sistema de ciclo de recompensa ou o ciclo do prazer, quando se faz uso de determinadas substancias psicoativas ela libera bastante um neurotransmissor chamado de dopamina que dá a sensação de prazer.

Então algumas drogas têm tanto o efeito de prolongar o efeito da dopamina no sistema nervoso e outras até de liberar mais dopamina, então vem a sensação quase que imediata de prazer

Então as pessoas que tem a dependência acabam trocando as outras fontes de prazer  que tinham na vida como por exemplo atividade física, o trabalho que antes era prazeroso, até mesmo as relações sexuais pelo uso da droga que vai trazer um efeito imediato

E ai dependendo das circunstancias de vida, da maneira que essa pessoa lida com as emoções, pode ser que se ela se encontra em um momento ruim imediatamente ela vai querer fazer o uso daquela substancia, por que é aquela substancia que vai naquele momento suprir o alivio.

Assim ela obtém o prazer, o alivio do que ela estava sentindo quem sabe até some um problema que na verdade nem é resolvido mas fica escondido, mas ai quando passa o efeito da droga ela fica mal outra vez, fica pensando, se arrepende do que aconteceu e acaba voltando a fazer o uso da droga para se livrar novamente dessa sensação ruim.

O que podemos considerar sobre a Dependência Química?

Então diante deste quadro que podemos considerar sobre a dependência química, fica evidente que não se trata apenas de uma escolha, de uma questão moral. A dependência química é considerada sim uma doença e precisa de algumas terapias, tanto psicológicas como terapias medicamentosas para poder auxiliar no tratamento da dependência química.

Existem determinados meios terapêuticos que ajudam o dependente a reverter um pouco esse ciclo do prazer. Quando o dependente está nesse ciclo ele não pensa antes de agir é imediatamente recorre ao uso da droga. É um comportamento muito impulsivo!

Então é ai que a terapia entra, no sentido de evitar este comportamento impulsivo e fazer com que a pessoas delibere, antes que ela considere e pense nas consequências que o uso daquela substancia vai trazer, olhando pra a vida dela como um todo, os prejuízos que já foram causados e o que é que ela busca para sua vida.

O que ela quer resgatar na vida, o sentido, os objetivos, tudo quilo que ficou perdido quando veio a dependência química

Se você percebeu alguns prejuízos que já tenha acontecido na sua vida ou na vida de um amigo ou familiar, devido ao uso dessas substancias, não hesite em buscar ajuda e buscar uma orientação para provocar uma mudança neste habito de consumo

SE VOCÊ É OU QUER AJUDAR UM DEPENDENTE QUÍMICO

FALE AGORA MESMO COM UM DE NOSSOS ESPECIALISTA

A DEPENDENCIA QUÍMICA DEVE SER TRATADA
O QUANTO ANTES, POIS PODE LEVAR A MORTE

Deixe um comentário