Centro Confiar

CENTRAL 24hs (11) 9 7952-6050

clinica de recuperação

Alcoolismo

O Alcoolismo - Onde buscar a cura para a Dependência do álcool e drogas?

Este é um artigo que aborda o alcoolismo. O descontrole abuso de álcool e drogas que tem destruído muitas famílias e  em muitos casos tem levado a morte.

O que é o alcoolismo?

Primeiramente gostaríamos de explicar que o alcoolismo é a dependência do individuo ao álcool e é considerada uma doença crônica pela OMS – Organização Mundial da Saúde.

O Alcoolismo

Hoje apresentaremos algumas estatísticas, infelizmente muito triste aqui no brasil!

O álcool esta relacionado com 50% das mortes por acidentes de carro, 50% também de homicídios e a cada 4 suicídios 1 tem a ver com a droga ou álcool.

 

São 16 milhões de pessoas dependentes de bebida alcoólica, que é uma droga socialmente aceitável. Este consumo é a terceira causa de falta ao trabalho, o que compromete cerca de 5% do produto interno bruto o PIB, segundo Rui Nascimento (2013) que é o superintendente nacional do SESI ( Serviço Social da Industria)

A Bíblia diz muita coisa sobre o alcoolismo.

internar um alcoolatra alcoolismo

Se você abrir a sua Bíblia no livro de Provérbios a partir do capítulo 23, do verso 29 ao 35, você vai descobrir ali as características que Salomão vai dando para uma pessoa alcoolizada, bêbada e você vai perceber como a Bíblia trata essa questão.

Provérbios 23: 29-35

“De quem são os ais? De quem as tristezas? E as brigas, de quem são? E os ferimentos desnecessários? De quem são os olhos vermelhos? Dos que se demoram bebendo vinho, dos que andam à procura de bebida misturada.

Não se deixe atrair pelo vinho quando esta vermelho, quando cintila no copo e escorre suavemente! No fim, ele morde como serpente e envenena como víbora. Seus olhos verão coisas estranhas, e sua mente imaginará coisas distorcidas.

Você será como que dorme no meio do mar, como quem se deita no alto das cordas do mastro. E dirá: Espancaram-me, mas eu nada senti! Bateram em mim, mas nem percebi. Quando acordarei para que possa beber mais uma vez?”

A verdade é que a maioria dos alcoólatras, tem dificuldades de largar o vício, exatamente porque tentam se livrar do vício pelo próprio esforço, mas fracassam por que não entendem a gravidade da situação.

Clínicas de Recuperação a partir de R$700,00

Mas quem tem o maior potencial para o alcoolismo? Você já parou para pensar nisso?

Quem teve um pai, uma mão que bebiam e assistiu tudo isso? Ou aquele que nasceu em uma família que nunca bebeu, eram cristãos, para então ele querer experimentar?

Quem tem maior facilidade?

Existe a propensão genética, todos nós sabemos! Mas a realidade mostra que que passa por uma forte depressão, mesmo que na sua casa tenham todos uma aversão a bebida, pode recorrer a bebida, ao cigarro ou a qualquer outro tipo de droga.

Sabe, nós não podemos nos esquecer também da força das propagandas, as cervejarias injetam milhões e milhões de dólares todos os meses, tentando convencer você, de que sempre a bebida esta associada a coisas boas, a alegria, a diversão e a coisas boas da vida.

Pesquisas estão sempre mostrando que certa parcela daqueles que bebem apenas socialmente, podem vir a se tornar um alcoólatra. E que o álcool e o cigarro é a porta de entrada para outros tipos de drogas.

Sabe, uma vez que os cigarros são socialmente aceitos, o indivíduo vai se viciando e esta com uma droga mais pesada.

Eu nunca vi um individuo viciado em crack que não bebesse ou que não fumasse cigarro normal!

Então a gente sabe, o álcool é sempre uma porta de entrada para vícios ainda piores.

Como é a cabeça de um viciado?

A partir de agora, quero convidá-lo a tentar entrar na cabeça de uma pessoa viciada em álcool, ou mesmo no cigarro, maconha, crack, cocaína, qualquer tipo de droga.

Porque a verdade é que seu status cool ou seja o seu estado, o estado que esta a sua mente, é muito semelhante aquele que esta na droga pesada, do que a mente daquele que esta viciado em bebida alcoólica.

O viciado, seja em droga, cigarro ou álcool acredita que encontrou um meio para fugir da tristeza, aliás ele tem a ideia de que o vício lhe promete plena satisfação, é a maravilhosa sensação de estar vivo. Por isso ninguém pode pensar que esta livre do vicio.

O diabo preparou sua armadilha, e qualquer um pode cair nela e destruir a própria vida. O vicio não conhece limites de gênero, profissão ou classe social. Existem milhões de homens viciados, mas também milhões de mulheres e adolescentes que são dependentes químicos.

Outro mito que cerca essa questão, é a ideia de que todo viciado um dia acabará na sarjeta, vivendo como mendigo, sem teto.

Não! Existem milhões de viciados que estão atuando na sociedade, em várias profissões em níveis sociais.

 

Vão trabalhar diariamente, cumprem seu dever e depois voltam para casa e afogam suas tristezas com algum ingrediente, alguma droga ou alguma bebida.

A verdade é que elas levam duas vidas! A do mundo real e a do mundo das drogas ou da bebida. Que fica escondida atrás da primeira, sempre é assim!

 

E conseguem transitar de um mundo para o outro sem que muita gente perceba. O vicio sempre se inicia com o primeiro drink, o primeiro trago, a primeira experiência.

Primeira experiência com as drogas e o álcool

Assim que o individuo prova a droga ou a bebida, experimenta uma mudança de humor! Tanto a droga quanto a bebida alcoólica, produz em quem ingere um senso tremendo de euforia. 

O individuo fica em êxtase profundo, mas aquele que esta ligado pelo efeito da droga, o embriagado pela bebida, encontra-se num estagio melhor. 

Que a gente consegue definir melhor como um transe eufórico, ele experimenta uma sensação muito agradável da qual ele fica distanciado do sofrimento que a realidade lhe causa, ou seja a pessoa cria um mundo totalmente novo e o viciado ele pode passar de uma atmosfera real para irreal em um momento, sem que ninguém perceba.

O viciado em drogas se lembra da primeira vez em que ficou ligado, e que lhe deram a certeza de que aquele caminho era o certo para ele encontrar a felicidade. 

Por mais que as pessoas o decepcionem, por mais que elas o maltratem, gritem com ele, que não compreendam, ele sabe que existe um mundo que ele pode entrar a hora que ele quiser, e ali ele mergulhar em um mundo totalmente paralelo e irreal.

É um universo que se apresenta com uma promessa de fuga da realidade. O viciado em crack crê que essa droga é o seu salvador, ela esta o deixando em uma esfera onde ele se esquece dos seus problemas, e coloca tudo de lado. 

Ele entra num mundo de êxtase e euforia profunda. Então ele diz, é aqui que eu quero viver pra sempre, eu quero morrer nesse mundo e não naquele.

Por isso não adianta, as pessoas falam, conversam, apelam, fazem tudo, mas o individuo continua viciado. É uma grande armadilha, satanás esta com essas armadilhas abertas bem na porta da sua casa, e as vezes dentro do nosso lar.

Você consegue parar e imaginar que existem pessoas que fazem seu próprio bar alcoólico dentro da sua própria casa, e ali possuem whisky, vinho, eles não entendem que estão trazendo para dentro do seu lar a própria destruição! Sua, de seus filhos e de toda a sua família!

Quem convive com um viciado tem dificuldades de manter com ele um bom relacionamento, ou até crê que seja impossível. Se tentar argumentar com ele, logo se envolvera numa série de discussões e de racionalizações.

O que dizem os especialista sobre viciados e álcool e drogas

Os especialistas colocam pelo menos 3 características comuns aos viciados.

  1. Ele se torna antissocial
  2. Ele culpa os outros pelos seus problemas
  3. Ele cria um ambiente caótico para disfarçar seu problema

Muitos só enxergam a realidade dos fatos quando enfrentam uma ou mais situações, que quero descrever para vocês agora:

  • Quando o individuo tem que limpar o próprio vomito que ficou no chão
  • Quando descobre que a luz e o telefone foram cortados por falta de pagamento
  • Quando tem que devolver o carro a revendedora
  • Quando são presos alcoolizados e causaram um acidente
  • Quando acabam de ser demitido de mais um emprego
  • Quando os familiares os abandonam e eles ficam na mais profunda solidão

O Senhor entenda, não pode socorrer aqueles que acreditam que podem tudo! Que conseguem sair do vicio a hora que quiserem. Ele só pode ajudar aqueles que se acham impotentes, que reconhecem suas fraquezas e que tem o desejo de se livrar desse vicio.

Deus que ajudar qualquer pessoa que esteja envolvido, e que tenha caído nessa armadilha.

A cura do alcoolismo perante a Bíblia

Veja o que esta escrito no livro de Salmos 40:1-3

Salmos 40:1-3

“Coloquei toda a minha esperança no Senhor; ele se inclinou para mim e ouviu o meu grito de socorro. Ele me tirou de um poço de destruição, de um atoleiro de lama; pôs os meus pés sobre uma rocha e firmou-me num lugar seguro.

Pôs um novo cântico na minha boca, um hino de louvor ao nosso Deus. Muitos verão isso e temerão, e confiarão no Senhor”

A verdade é que quando Davi caiu no poço, na lama desesperado, ele clamou a Deus! Pediu que ele o tirasse dali.

Só haverá esperança para o alcoólatra que clama ao senhor! Sabe quando ele se cansar de ficar atolado no poço, na lama e sentir que seus pés estão sem tocar o chão, ai é a hora de clamar, é a hora de pedir a Deus. E eu tenho certeza, Deus sempre atende as orações de alguém que clama.

Jesus Cristo disse: “De modo algum lançarei fora aqueles que vierem a mim”

Deus pode sim entrar na vida de um viciado e ajudá-lo a superar o vazio que o álcool deixa na sua alma. Então precisa consertar o seu relacionamento com Deus! Esse é o caminho!

Confessar seus pecados de forma específica, eu fiz isso, eu fiz aquilo. Deus é fiel e justo para perdoar a todos.

O que percebemos é que o viciado tem o pensamento que todos nós abrigamos uma vez ou outra que é o seguinte:

Deus não me ama, eu não mereço o amor dele!

Todavia, precisamos nos lembrar que o amor divino não se baseia nos nossos méritos.

Lutero afirmou:

“Deus nos ama, não porque tenhamos grande valor! Nós temos muito valor porque ele nos ama!”

Essa é a ideia, ou seja:

Deus também ama os alcoólatras! Deus ama você! Deus nos ama apesar de quem somos, apesar do que temos feito!

Primeiro passo para a cura do alcoolismo - vicio em álcool e drogas

O primeiro passo para uma pessoa se libertar do vício é buscar a Deus! Esse é o primeiro passo.

Segundo passo para a cura do alcoolismo - vicio em álcool e drogas

O segundo lugar é precisa parar de ocultar o seu vício, ele precisa assumir! Eu tenho problema, eu sou um viciado em drogas, eu sou viciado em álcool e eu estou buscando a solução em Deus.

Os Alcoólicos Anônimos e sua importância na cura do alcoolismo

A razão do sucesso dos Alcoólicos Anônimos, se acha justamente ai em suas reuniões! 

O alcoólatra encontra muitos outros colegas de caminhada, que já enfrentaram as mesmas lutas que ele. Ali ele imediatamente se identifica com os outros e experimenta um senso de profunda ligação com eles.

Pois eles viveram as mesmas lutas, caíram nos mesmos buracos. Ali você pode se mostrar como é! Ali eles se entregam e abrem o coração, pois todos já passaram pelos mesmos problemas, eles estão do mesmo lado.

Com a mesma vergonha, com a mesma tristeza, portanto ele pode dizer que está precisando e alguém o ajude. Ele pode se entregar, ali não precisa de máscaras, nem de tristeza. 

O individuo simplesmente precisa confessar e um ajuda o outro.

São os Alcoólicos Anônimos que tem feito um trabalho extraordinário na nossa sociedade, para também resgatar essas pessoas entregues aos vícios.

Os cristãos terão que dar um passo a mais e progredir cada vez mais no sentido de buscar de Deus o perdão. Eles precisão pedir perdão, sabe, por que eles mentiram, enganaram, destruíram o próprio corpo, precisam pedir perdão para pessoas, pedir perdão para Deus. Mas tudo isso vai limpando o coração.

O viciado em drogas e álcool precisa de ajuda

Há um outro aspecto aqui muito importante, o viciado precisa desesperadamente criar a prática de prestar contas a alguém. Ele deverá ter uma entrevista com essa pessoa pelo menos uma vez por semana, precisa exercitar a disciplina, decorar textos das escrituras, de arranjar uma atividade, a mente precisa estar ocupada. Você sabe, a mente desocupada é oficina de satanás.

Ele precisa ter alguém para quem ele possa telefonar quando sentir vontade de beber, fumar ou usar algum tipo de droga. Se não contar para ninguém, ele precisa pelo menos então orar, clamar, implorar ao Senhor. 

Haverá momentos de depressão, de abstinência, momentos de dor, de luta. Ele precisa de um amigo, por isso talvez você seja esse amigo, ou talvez você precise de um amigo.

Sabe, essa cumplicidade de falar, olha eu estou com vontade de beber por favor me ajude! Vamos no parque correr comigo, me dê o seu abraço, me de o seu apoio. 

Qualquer pessoa que queira sair verdadeiramente dos seus vícios eu tenho certeza, Deus colocará pessoas que representarão anjos. Que apoiarão, que ajudarão e é claro que o próprio Deus dará forças a você.

Veja o que está escrito no livro de Hebreus 12: 12-13

A palavra do Senhor diz assim:

Hebreus 12: 12-13

“Portanto fortaleçam as mãos enfraquecidas e os joelhos vacilantes. Façam caminhos retos para os seus pés, para que o manco não se desvie, antes, seja curado.”

Deus quer que sejamos auxílio para aqueles que precisam!

Há um outro aspecto aqui muito importante, o viciado precisa arranjar um substituto para a droga ou para o álcool.

O livro de Efésios 5:18 diz uma coisa muito importante a respeito disso:

Efésios 5:18

“Não se embriaguem com vinho, que leva à libertinagem, mas deixem-se encher pelo Espírito.”

Essa é a vontade de Deus, o Espírito Santo faz com que o ser humano se torne uma pessoa melhor, e ele faz aquilo que o ser humano não pode fazer.

Precisa andar no Espírito de Deus, no Espírito da palavra do Senhor.

Só que agora no livro de Gálatas 5:16

Gálatas 5:16

“Vivam pelo Espírito, e de modo nenhum satisfarão os desejos da carne.”

Entre os desejos da carne, está o alcoolismo, pode ser uma droga, pode ser qualquer coisa, mas eu e você precisamos entender, os desejos da carne precisam estar mortos.

Há um último aspecto que eu gostaria de mencionar, todos os cristãos e principalmente os ex-viciados precisam aprender a resistir a satanás. Ele anda em nosso redor, sempre a espreita procurando uma brecha para entrar na nossa vida.

Temos que resistir a satanás e seus mensageiros, nós podemos fazer isso em nome do Senhor Jesus Cristo, nós precisamos aprender a vencer o mal.

Mas para você que quer deixar de beber, para você que quer se livrar das drogas, para você que quer uma nova vida, eu quero deixar dois versos.

Mas para você que quer deixar de beber, para você que quer se livrar das drogas, para você que quer uma nova vida, eu quero deixar dois versos.

Elas são chave para a vitória! São duas pérolas importantes para você!

João 15: 5

“Jesus disse: Sem mim nada podeis fazer.”

E a próxima passagem é:

Filipenses 4:13

“Tudo posso naquele que me fortalece.”

É isso, sem Jesus você não pode fazer nada. Você pode fazer tudo nas mãos daquele que lhe fortalece!

Muitos já venceram o alcoolismo. Seja o próximo!

Existem outros milhares e milhares de ex-drogados que dão testemunhos de que é possível mudar de vida.

Sabe quando você parar de olhar para o problema e olhar para Cristo, quando você se fixar no poder de Cristo, você irá ver que qualquer pessoa pode ser liberta, inclusive você!

Essa libertação é estendida para todos nós! Você pode se libertar agora do seu vício! A bebida pegou você, pegou o seu filho, a bebida esta destruindo a sua casa, destruindo seu lar? 

Então você precisa entender que Deus pode restaurar completamente a sua vida, mas primeiro a gente precisa abrir os nossos olhos. A gente precisa poder enxergar Jesus, parece que somos cegos espirituais. 

Nós bebemos socialmente e achamos que não temos nenhum problema com o vicio! É claro que temos!

Há mas é só uma cervejinha no final da tarde, é só um chopp no final de semana! Querido, você está a beira do abismo, além de estar destruindo o corpo que é o templo do Espirito Santo.

Você não quer dizer Senhor muda a minha vida! Restaura-me! Com a tua luz o Senhor pode preencher a minha vida, me afastar da escuridão!

Você pode pedir: Senhor me de mais vida! Eu não quero mais a euforia de um mundo paralelo, irreal, ilusório. Eu quero uma vida de paz, uma vida real, concreta, eu quero ser feliz sem droga, sem bebida!

Você quer dizer isso a Jesus?

Ore ao seu criador! Ore ao seu Senhor que tanto te ama! Ele proverá a saída, a solução para o seu vicio, o seu problema

Tenho certeza que Deus quebrará todas as correntes e você será uma pessoa verdadeiramente livre!

1 comentário em “Alcoolismo”

  1. Pingback: Clínica de recuperação em Taubaté - Centro Serenidade: Clínicas de Recuperação de Drogas e Álcool

Comentários encerrados.