Centro Confiar

CENTRAL 24hs (11) 9 7952-6050

clinica de recuperação

Clínica de Recuperação em Limeira – SP – 176

CÓD 176

Clínica de Recuperação em Limeira

Clínica de Recuperação Masculina

Fotos

Equipe Multidisciplinar

Tratamento

Estrutura

Internação

Clínica de Recuperação que aceita convênio médico em Taubaté

Informações sobre a Clínica de Recuperação em Limeira - SP

A Clínica de Recuperação em Limeira – SP foi fundada por um grupo de pessoas com varias formações profissionais, alguns dos quais adictos em recuperação, que já atuavam na recuperação de doentes de adicção e alcoolismo, na orientação à familiares e encaminhamento para internação em diversas instituições por mais de uma década.

Cientes da carência de recursos e de instituições com visão mais humanística na região, o grupo vinha desde 2003 discutindo e buscando alternativas para realizar um trabalho amplo, baseado nos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, economicidade, eficiência no tratamento e orientação de dependentes químicos.

O Programa Terapêutico Educativo tem como objetivo auxiliar o dependente de substâncias psicoativas a se tornar uma pessoa livre da dependência através da mudança de seus hábitos, reordenando seu estilo de vida.

A proposta leva em conta a crença que o dependente químico pode desenvolver-se enquanto a pessoa ao aprender dominar sua compulsão, podendo estabilizar sua vida e atingir as diversas dimensões de um ser humano integral. 

MISSÃO

Reabilitação e reinserção de pessoas com dependência química dando a eles condições de viver em sociedade. 

VISÃO

Ser um Centro de Tratamento referenciado em atendimento e recuperação de pessoas que decidiram retomar o controle de suas vidas na Sociedade.

VALORES

Atuar com Qualidade, Ética e Comprometimento

OBJETIVO

Geral

Abrigar e oferecer tratamento para dependentes químicos em prazo mínimo de seis meses sem discriminação racial, social, religiosa ou política, considerados dependentes de substâncias psicoativas (drogas e álcool) oferecendo orientação social, pedagógica e psicológica com atendimento individual e em grupos, oficinas terapêuticas e laborterapia, atendimento médico psiquiátrico, além da orientação social e psicológica aos familiares através de reuniões e participações em grupos de apoio. 

Específicos

• Compreender a real situação em que vive o dependente químico;

• Reconhecer sua dependência e em seguida tratá-la;

• Desenvolver um trabalho interdisciplinar, através da inter-relação dos profissionais e membros da equipe;

• Envolver de maneira efetiva e eficaz os familiares dos dependentes químicos no plano de tratamento;

PÚBLICO ALVO

Toda pessoa com transtornos decorrentes do uso ou abuso de substâncias psicoativas (álcool e drogas), segundo modelo psicossocial, com comprometimento leve e moderado, conforme a Resolução RDC nº 101 de 30 de maio de 2001 da Agencia Nacional de Vigilância Sanitária.

METODOLOGIA

1ª FASE - DESINTOXICAÇÃO - REABILITAÇÃO MENTAL E EMOCIONAL

A obsessão e a instabilidade emocional são aspectos da dependência química. Esta fase tem por finalidade a reestruturação mental e emocional. 

Através de técnicas terapêuticas, o dependente químico entrará em contato consciente, com sentimentos e sua maneira distorcida de pensar, percebendo os efeitos nocivos de sua atual condição mental e emocional. 

Uma vez desperto para a necessidade de sanidade mental e emocional, o paciente iniciará um processo consciente de reabilitação. 

2ª FASE -RESGATE E PRATICA DE VALORES ÉTICOS, MORAIS E ESPIRITUAIS

Esta fase tem por finalidade concretizar as mudanças iniciadas na fase anterior. 

O resgate e a prática de valores éticos, morais e espirituais, promoverão uma total reformulação no quadro psíquico – comportamental do paciente.

3ª FASE-AUTO ACEITAÇÃO E AUTOCONHECIMENTO

Será desenvolvido trabalho concentrado como inventário pessoal e outras técnicas. Apresentando um novo quadro psico-comportamental o dependente químico aperfeiçoará seu processo de recuperação, tendo como consequência melhor qualidade de vida, pessoal e social.

4ª FASE - PREVENÇÃO A RECAÍDA

Exercícios e conscientização de fatores que leva a possível recaída.

ATIVIDADES TERAPÊUTICAS DESENVOLVIDAS NA UNIDADE DE TRATAMENTO

Espiritualidade Ecumênica

Existem muitos caminhos da espiritualidade, nesse sentido procuramos oferecer alternativas aos dependentes para que descubra, alimente e regue sua própria semente dentro de suas individualidades e peculiaridades. 

Procuramos desvincular espiritualidade e religião. A Espiritualidade é fundamental para a recuperação, e para isso realizamos diariamente onde os residentes leem um texto bíblico sobre quais efeitos comentários  por parte da equipe e dos pacientes.

Dinâmica de passos

Esta é uma técnica utilizada em Comunidades Terapêuticas, cujo objetivo é levar ao paciente o conhecimento acerca da filosofia dos Doze Passos de AA (Alcoólicos Anônimos) e NA (Narcóticos Anônimos). 

Faz também com que o paciente consiga perceber a aplicabilidade dessas orientações em seu cotidiano.

Reuniões de sentimento

Esta reunião tem por objetivo, fazer com que o paciente partilhe (relate) os sentimentos identificados no decorrer do dia. Ela é fundamental, pois o paciente aprende a reconhecer e expressar seus sentimentos. 

Além disso, tem a possibilidade de receber feedback dos outros pacientes e da equipe, através desse retorno e a partir da troca de experiências, sugerem alternativas de comportamento. 

Sempre quando alguém partilha seus sentimentos, eles coincidem com os sentimentos, de outros ali presentes, formando-se assim, elos de união e objetivos comuns.

Psicoterapia individual e em grupo

É a terapia feita de forma individual e em grupo com o terapeuta e tem como propósito aprender e desenvolver técnicas de como lidar com os conflitos pessoais e com seus impulsos, buscando assim seu equilíbrio psíquico.

Terapia Racional Emotiva (T.R.E.)

Reuniões onde o paciente aprenderá a lidar com suas emoções, separando a razão da emoção, colocando suas prioridades em sua ordem correta. 

Acompanhamento psicológico

Atendimento individual e também terapias em grupo. 

Laborterapia

Horário onde o paciente, contribui para a manutenção e limpeza da clinica, trabalhando aspectos de responsabilidade.

PROJETOS COMUNITÁRIOS

Palestras Educativas

Em empresas, escolas, centros comunitários e outras instituições, visando a problemática das drogas, prevenção, conscientização, abordagem, como identificar o problema e maneira de resolvê-los, tratamento e pós tratamento.

Informativo da nossa comunidade

Divulgação dos trabalhos da instituição nos meios de comunicação locais, rádio, TV, jornais, cartazes e folders; com abordagens de temas ligados a dependência química.

Recursos Humanos

• Diretoria 

• Coordenador Geral

• Supervisor

• Coordenadores da unidade 

• Psicólogos

• Estagiário de psicologia 

• Enfermeiro

• Nutricionista

• Médico psiquiatra  

• Assistente Social

• Auxiliar Geral

• Assistentes Administrativos

• Motoristas

• Terapeutas de 12 passos

 

VOLUNTÁRIOS

• Grupos anônimos: NA e AA

• Grupo de oração da Igreja Católica

• Grupo de oração da Igreja Evangélica

AVALIAÇÃO

O sistema de avaliação proposto é mensal podendo ser alterada essa frequência de acordo com a necessidade da equipe técnica multidisciplinar.