Centro Confiar

CENTRAL 24hs (11) 9 7952-6050

clinica de recuperação

A importância da Saúde Mental

A importância da Saúde Mental

Hoje falaremos um pouco sobre a importância da saúde mental na vida do ser humano. Mas afinal o que é a saúde mental? Explicaremos de maneira simples para que possam entender o quanto ela é indispensável para encarar todos os obstáculos que a vida no trás!

saude mental
A importância da saúde mental

O que é saúde mental?

A saúde mental nada mais é do que a maneira que as pessoas reagem diante de situações inesperadas, como ela lidar com seus sentimentos quando se decepciona, esta triste, feliz, com raiva, assustada. 

Enfim é como a pessoa liga com seus próprios sentimentos diante de situações que ocorrem na vida e no seu dia a dia.

Exemplos de situações que dependem de uma boa saúde mental.

Brigas familiares

Esta é uma situação muito comum, e muitas vezes as pessoas não conseguem lidar com desentendimentos familiares. Quando uma pessoa não esta com uma boa saúde mental, o fato de se envolver em brigas familiares, onde geralmente há ofensas, e até mesmo agressão os leva a uma explosão de pensamentos extremamente prejudiciais. 

Algumas pessoas saem para beber  com amigos acreditando que o fará esquecer o que acabou de presenciar, outros buscam alivio nas drogas, algumas pessoas acabam se isolando, enfim esta pessoa na verdade foge da situação no lugar de enfrenta-la para resolver o problema.

Decepção amorosa

Quando uma pessoa passa por uma decepção amorosa é normal que fique triste isso são acontecimentos da vida, mas quando não se tem uma boa saúde mental esse sofrimento acaba se tornando maior, e geralmente o individuo busca algum alivio para esquecer nem que for temporariamente aquela dor emocional. 

Os levando ao uso de substâncias como álcool e drogas para aliviar seu sentimento de tristeza.

Dia estressante no trabalho

Esta situação é muito comum no nosso dia a dia, afinal que nunca passou por situações difíceis no trabalho? Mas o problema mesmo esta em como lidar com essas situações. quando a pessoa não esta preparada mentalmente acaba buscando anestesiar seus sentimentos. 

Sabe quando assistimos em um filme ou seriado alguém que passou por um dia complicado no trabalho e quando chega no o final do expediente tomam uma dose de whisky para aliviar seus pensamentos. 

Pressão psicológica no trabalho, escola ou da própria família

Mas afinal que nunca sofreu pressão psicológica na vida? Para tirar uma boa nota, passar na faculdade, ser um filho modelo, no trabalho precisa sempre se destacar e assim quem sabe conseguir ser promovido. Pois passar por tudo isso sem ter uma boa saúde mental pode ser bem complicado.

Conclusão sobre Saúde Mental

Poderíamos citar milhares de situações difíceis que as pessoas passam durante toda a sua vida. Mas no lugar de citar exemplos gostaria de te dizer que todas essas situaçãoes tem um nome VIDA.

Todos nós ao logo da vida enfrentamos desafios , e por mais que pareça que a pessoa ao lados tem uma vida mais fácil que a sua, acredite… Ela não pensa desta maneira. As pessoas passar por situações diferentes o tempo todo. 

Lembre-se a vida não é ser feliz o tempo todo e nem sofrer o tempo todo.

A vida são altos e baixos o que nos trás um equilíbrio, mas infelizmente somos programados para esquecer situações felizes e nos apegamos aos acontecimentos ruins.

A saúde mental te ajuda a equilibrar seus sentimentos, permitindo que organize seus pensamentos e descubra a melhor maneira de lidar com aquela situação específica.

Como conseguir uma boa saúde mental

Hoje em dia o entendimento relacionado a saúde mental tem evoluído muito.

Vamos chamar a saúde mental de musculatura mental, assim entenderá melhor como é possível fortalece-la.

Imagine que a saúde mental é a musculatura do seu corpo. 

Imagine que hoje é o seu primeiro dia na academia e faz anos que não se exercita. Chegando lá você resolve correr 2 horas na esteira e levantar muito peso na musculação, pois quer resultados rápidos e não pode esperar.

Mas ai chega o dia seguinte e você acorda muito dolorido ao ponto de não conseguir nem descer uma escada. Isso aconteceu porque o seu corpo não esta preparado, você não tem preparo físico suficiente para exigir tanto do seu corpo, ele não tem musculatura para aguentar.

E é isso que acontece com a saúde mental, ela precisa ser treinada aos poucos para assim você conseguir lidar um imprevistos e emoções.

Dica sobre Saude Mental

Uma dica muito importante para poder fortalecer a sua saúde mental é respire! Quando houver uma situação na sua     vida em que encontre dificuldade de lidar, para respire e pense Organize primeiro seus pensamentos antes de agir da maneira impensada. 

Pese os prós e os contras, não haja na emoção, pois quanto agimos com emoção agimos por impulso. O que nos leva geralmente a tomar a decisão errada.

A psicologia e a saúde mental

Outra dica muito importante para poder fortalecer sua saúde mental é buscar ajuda profissional. Os psicólogos são especializados no fortalecimento da saúde mental. Ele te ajudará a entender melhor essa  questão de avaliar a situação e depois agir de maneira pensada.

O psicólogo irá te ajudar a canalizar suas emoções, e assim evitar uma atitude impensada.

A psiquiatria e a saude mental

Os psiquiatra tem uma abordagem um pouco diferente, geralmente as pessoas buscam ajuda psiquiátrica quando a explosão de sentimentos diante de uma situação difícil afeta sua vida de maneira muito intensa. E não conseguem se controlar. 

Portanto os psiquiatras geralmente prescrevem alguma medicação para que o paciente não sofra com a intensidade das emoções que esta sentindo.

Quando se consegue amenizar essas emoções é mais fácil moldar e fortalecer a saúde mental do paciente para que ele tenha uma vida mais tranquila e sem tanto sofrimento.