Centro Confiar

CENTRAL 24hs (11) 9 7952-6050

clinica de recuperação

Você sabe lidar com um filho que usa drogas?

Você sabe lidar com um filho que usa drogas?

Hoje daremos algumas dicas de como lidar, ou seja, como se comportar, quais as decisões e atitudes devem ser tomadas se você tem algum problema com drogas em casa

Permaneça calmo!

É muito importante em uma situação dessa agir com calma, com tranquilidade. Não deixar que a raiva e as emoções negativas tomem conta.

Porque a raiva e as emoções negativas vão direcionar o seu comportamento para uma ação destrutiva, uma intervenção destrutiva e vai piorar a situação no lugar de melhorar.

Então não entre em pânico! Considere as opções disponíveis e antes de tomar qualquer decisão se informe para que assim possa ter uma conversa produtiva com ou seu filho, parente, amigo.

E sobre hipótese nenhuma deixe que os sentimentos de culpa tomem conta de você! Isso não vai ajudar em nada.

Culpar os outros também não vai ajudar, não vai resolver o problema só vai aumentar.

Tratamento com Ibogaina em SP
Tratamento com Ibogaína

Tome uma atitude!

Não fique dando sermões, não despreze a situação, não faça vista grossa como se não fosse algo importante.

Normalmente em situações como esta os pais ou pessoas que não se informaram sobree a dependência química gostam de vir com sermões, elas acham que sermão é o suficiente para resolver o problema, mas não é!

O sermão na verdade é completamente ineficaz para um problema que esta relacionado as drogas.

Como pai ou como mãe você tem todo o direito de dizer para o seu filho que as atitudes que ele esta tendo não esta te deixando satisfeita, que não esta contente com esta situação. Tem todo esse direito!

Mas assim como você tem o direito de mostrar o seu descontentamento, ele também tem o direito de se explicar, então se sentar para conversar é uma atitude muito mais assertiva quando a gente fala sobre drogas.

Então antes de ter essa conversa planeje o que vai ser falado e se informe o máximo possível sobre o assunto.

Conhecendo mais o assunto vai saber como conversar! Saiba ouvir também o dependente químico! O porquê dela estar usando drogas!

Você ouvindo vai poder tentar entender também se o problema é grave, se já se tornou uma dependência ou não. Muitos pais tendem a associar o uso de drogas a dependência.

Quando fica sabendo que o filho usa drogas ele já entende que a pessoas já esta totalmente dependente. Que precisa de um tratamento, uma internação e não é necessariamente isso!

Então a maneira mais correta a maneira mais assertiva para tomar uma atitude é sentar para conversar antes e levantar os pros e contras, ouvir a pessoa para depois tomar uma atitude mais concreta.

E sobre hipótese alguma confronte a pessoa. O confronto direto seja com ofensas, broncas ou sermões não vai resolver o problema, só vai afastar ela de você e não vai conseguir ajudar muito.

Porque você irá romper o vinculo de confiança e ela passará a fazer o uso das drogas escondido, pois tem medo de se expor, de falar, agir para poder evitar esse possível confronto.

Evite também ter essa conversa com uma pessoa que esta sob o efeito da droga, pois não vai resolver! Ela não terá condições de ouvir!

Faça perguntas!

Nessa conversa que você preparou (de preferência uma conversa individual para a pessoa não se sentir pressionada) faça o máximo de perguntas possíveis, porque através das perguntas você vai conseguir colher informações e tentar entender melhor o que está acontecendo com esse adolescente, filho, parente que esta fazendo o uso dessas substancias.

As vezes a droga pode ser um recurso que a pessoa encontra para fugir da realidade ou para amenizar uma situação que está passando u problema que ela esta passando, incomodo, ou as vezes até por diversão. Enfim existem várias causas e possibilidades que explicam o porquê de a pessoa estar usando drogas.

A gente nunca vai ter uma resposta única e concreta, então a melhor maneira de entender o que esta acontecendo é através de perguntas.

Descubra quando? Onde? E por que seu filho esta usando drogas.

O quando onde e por que são perguntas básicas que vão fazer você entender exatamente o motivo dessa pessoa estar usando drogas.

Em que momento ela esta usando? Se é naquele momento o porquê daquele momento? O que acontece nesse momento que essa pessoa precisa usar drogas?

Quando ouvimos o que a pessoa que esta usando drogas, não significa que vai aceitar a situação e tudo que a pessoa esta fazendo, pelo contrario tendo esse tipo de comportamento ira entender melhor o que esta acontecendo antes de tomar uma atitude radical que seja influenciada por emoções como raiva e revolta.

Então essa atitude de ouvir, perguntar e conversar é para você entender o problema.

Mas colocar limites é muito importante! Muitas pessoas têm muita dificuldade em impor limites, muitos pais com baixa estima tem uma dificuldade enorme em colocar limites pois ele possui uma carência afetiva muito grande e precisa de afeto dos seus filhos e isso faz com que ele tenha dificuldade em colocar limites.

Toda vez que colocam limites cria uma espécie de rejeição dos filhos para os pais e isso incomoda muito um pai ou uma mãe que é muito carente da atenção e de amor dos seus filhos.

Então eles acabam tendo dificuldade em colocar limites, muitos até colocam, fazem acordos, mas não cumprem, não deixam os filhos sofrerem as consequências dos seus atos.

Outra coisa importante com relação aos limites é que os pais precisam ser coerentes com os limites pré-estabelecidos, ou seja, precisam agir de acordo com os limites estabelecidos. Em Outras palavras, precisam dar o exemplo.

O que vale para um vale para todos e isso nem sempre acontece. Muitas vezes pais agem de maneiras diferentes, colocam limites para um filho, mas o outro filho não tem tanto limite.

E eles percebem isso! Então é importante que o limite seja estabelecido para todos igualmente.

Muitas vezes a pessoa que está usando drogas passa a ser responsável por todos os problemas que existem naquela casa, ou seja, tudo de ruim que acontece naquela família acabam culpando o usuário de drogas! E isso não está correto!

Toda família funciona de maneira sistemática e interdependente e cada um tem o seu papel, mas todos também tem seus problemas individuais, então é preciso separar os problemas individuais dos problemas relacionados a dependência química.

Não se esqueça que a dependência química pode não ser a causa dos problemas da família, mas sim um sintoma! Um sinal de que a família é disfuncional.

E como consequência problemas como dependência química, depressão, transtorno bipolar e outros transtornos mentais podem aparecer.

Então a dependência química e outros transtornos mentais podem ser um sinal de que a família tem problemas e não a dependência química ser a causa dos problemas. E isso é normalmente o que acontece nas famílias, aparece um dependente químico ou usuário de drogas e ele é o problema, mas na verdade ele é um sinal de que a família tem problema e como consequência surgiu uma pessoa com problemas com drogas em casa.

Então a pessoa com problemas de drogas em casa, está mostrando que a família tem problemas e é preciso resolver esses problemas familiares. E a dependência química é uma parte desses problemas e não a causa de tudo.

Esta dica é mais uma prevenção do que intervenção.

Incentive uma vida saudável!

Quando a gente fala de vida saudável estamos falando de tudo, saúde física, saúde emocional, saúde psicológica e não apenas praticar esportes, fazer academia. Cabe aos pais incentivar os filhos a essa vida saudável, no que diz respeito a prática de atividade física, conduzi-los a esta atividade, fazer junto esta atividade, porque a melhor forma de incentivar uma pessoa não é com o sermão, mas sim estando junto, fazendo junto, estar ao lado de alguém.

Filhos aprendem através do comportamento dos seus pais, então se você se comportar desta maneira junto com seu filho, estará estimulando a levar uma vida saudável.

Outro ponto é referente a saúde emocional, ou seja, incentive seu filho a se abrir, a expor suas preocupações, seus problemas abertamente com você, com a mãe, o pai enfim com a família. É preciso o filho aprender que a família é um ambiente seguro para que ele consiga expor suas preocupações e seus problemas. Lá é um lugar seguro! E não um lugar onde vai ser julgado, criticado, mas sim ajudado.

Fale com um profissional!

Se você desconfia de que o problema é maior do que curiosidade de experimentar alguma droga. Se a pessoa não está mais usando por curiosidade e já demonstra algumas mudanças em seu comportamento é melhor procurar um profissional para te ajudar, como um psicólogo, um terapeuta ou até mesmo um psiquiatra.

Assim uma equipe de profissionais vai te orientar melhor o tratamento adequado para aquela pessoa e aquela situação.

Informe-se sobre os programas locais de tratamento que tem na sua cidade.

 Existem diversas modalidades, caso haja necessidade de tratamento. Existem as comunidades terapêuticas não tratamento voluntario, as clínicas de reabilitação que oferecem a opção de tratamento voluntario e involuntário que é uma atitude mais drástica e radical.

Existem grupos de apoio como o NA – Narcóticos anônimos e AA – Alcoólicos Anônimos, tem também o CAPS – Centro de Atenção Psicossocial, já em alguns estados já existem programas do governo que financiam o tratamento da pessoa como no Estado de São Paulo que tem o Programa Recomeço, tem o SENAD – Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas, ou seja, tem várias opções então procure se informar.

A internação não é a única saída!

muitas vezes as pessoas já associam o uso de drogas a internação. Para tomar uma atitude com esta, primeiro avalie a situação, converse, pesquise e ai sim caso tenha certeza de que esta é a melhor opção nós do CENTRO CONFIAR vamos te ajudar n que for preciso para encontrar a clinica que mais se adequa ao seu caso.

Vamos buscar as melhores clínicas que possam atender as suas necessidades.

Trabalhamos com Clínicas de baixo custo, médio custo e Alto padrão e desta maneira podemos oferecer exatamente o que se enquadra no seu caso

Não deixe de buscar ajuda!
O quanto antes, melhores serão as chances da recuperação da sua família.

Deixe um comentário