Centro Confiar

CENTRAL 24hs (11) 9 7952-6050

clinica de recuperação

Como lidar com um dependente quimico?

Como lidar com um Dependente Químico?

Confira dicas de como lidar com um Familiar Dependente químico 

Hoje vamos dar algumas dicas de como lidar com o seu familiar dependente químico, seja ele seu filho, marido, esposa, seu pai.

Lidar com um dependente químico é algo muito complexo, e é muito comum ficarmos sem saber o que fazer, perdido, se sentindo derrotado e lidar mal com a questão.

O primeiro passo é que você precisa estar bem, é importante que você que lida com o usuário de drogas entenda que ele está numa situação de doença e que você precisa estar forte para poder cuidar desta situação em que se encontra.

O primeiro aspecto importante para isso, você é o líder!

! Doente não tem de querer! Doente tem que tomar remédio, doente tem que se cuidar. Não seria assim que cuidaria de alguém com câncer ou até mesmo uma doença mais grave?

Pois é! A dependência química também é uma doença grave, é uma doença tão grave quanto essas. Mata aos montes no brasil, então mais cedo ou mais tarde a situação vai ficar feia para valer.

Então é importante cuidar desde agora.

Não ceda a liderança, não ceda a imposição! 

O autoritarismo de um doente que está querendo a todo custo continuar usando as drogas, o seu álcool para poder aliviar questões emocionais, e com isso ele te pressiona, briga com você, como se ele tivesse o direito.

Não! Mais uma vez! Você é o líder!

É importante que você tenha o seu poder pessoal, firmeza para lidar com a situação e encaminhar essa situação para a solução.

Mas antes disso tem um outro aspecto fundamental que é a abertura de coração.

Você precisa ter o seu coração aberto, precisa fazer o que precisar fazer com amor, ou seja ter firmeza com amor.

A pessoa precisa sentir que tudo que você está fazendo é por amor, que você tem sabedoria, que não está fazendo isto por ímpeto, por que está com birra ou porque você quer vence-lo em alguma coisa.

Você está fazendo isso em prol da saúde dele com muita firmeza e amor.

Muitos dependentes químicos são na verdade lá no fundo são crianças carentes, então se puder primeiramente trazer a cabeça desta pessoa do seu coração e dizer que o ama, que está com ele, e que você vai pagar o preço de enfrentar o problema de frente, por amor, pela saúde e pela construção da vida. 

Isso faz com que o dependente químico sinta em você a intenção e que ela provavelmente seda mais facilmente ao seu poder, a sua liderança para a cura deste processo.

Um outro aspecto importante, não veja como um parasita, como um mau caráter, não deixe que o seu coração se encha de magoas por conta disso, pelo contrário, veja essa pessoa como uma pessoa doente e desesperada que tem uma fome emociona, e que muitas vezes passa a mentir, ou até mesmo a roubar para suprir essa fome, essa necessidade esse vicio

Nesse processo se avaliarmos a tempos atrás era comum ouvir expressões como ele roubou, mas porque estava com fome, porque a família estava com fome

Hoje não se tem mais isso, pois não temos mais este problema tão perto de nossas vidas como em tempos atrás

Mas o problema da dependência química é bem semelhante, um dependente químico tem fome emocional, ele precisa daquela droga, é algo visceral, parece que ela vai enlouquecer que ela vai morrer sem ela.

Então para isso ela mente para ter acesso a droga, ela rouba para ter mais acesso a droga.

Veja essa pessoa como uma pessoa doente e tenha firmeza, poder e sabedoria com amor, não julgamentos ou magoas. Isso não constrói isso destrói.

É importante a pessoa sentir o seu amor, a abertura do seu coração para que ela sinta o seu poder pessoal e aí você leva adiante o seu plano.

E por último, mas não menos fundamental quanto esses aspectos.

Procure uma metodologia que resolva a dependência emocional do dependente químico e não só a dependência química.

Dependência química é o topo do iceberg, a base é a dependência emocional. Não é à toa que a maioria das pessoas que só internadas acabam tendo recaídas em muito pouco tempo.

A cada 100 pessoas,
83 tem recaídas antes dos 2 anos.
A cada 100 pessoas,
9 tem recaídas antes dos 10 anos.

Ou seja, muito poucas pessoas depois de uma internação de 9 meses conseguem ficar totalmente limpas.

Porque?

Por que ela sai da internação, mas continua com um buraco emocional, continua carente se ela era carente, depressiva se ela era depressiva, tímida se era tímica, insegura ou se ela tinha um problema de excesso de ansiedade. 

A droga, a dependência química ela se instalou por que a pessoa buscou freneticamente aquele uso daquela substancia para poder suprir faltas emocionais. Para preencher um buraco, um vazio

Então se isso não for resolvido, tudo será paliativo. 

A pessoa se interna mas continua segurando a necessidade por que a necessidade está dentro dela, segurando o vazio, a falta absurda daquilo que trazia alivio, trazia alegria, já que ela sozinha não consegui ter.

Então ela consegue segurar por um tempo, diz não, dois não, três não ou alguns meses de nãos e chega o momento que ela cede e volta com o uso compulsivamente, por que ela precisa daquilo emocionalmente já que ela não está inteira nela mesma.

Problema de vicio é problema emocional profundo, é um buraco é vazio.

É preciso reorganizar isso, trabalhar essas causas, fazer com que a pessoa se torne uma pessoa inteira emocionalmente em primeiro lugar.

Para aí sim ela possa ser livre de vícios, porque é uma pessoa que tem felicidade em si mesma, na sua vida com autoconfiança e equilíbrio emocional, tem um projeto de vida profissional factível cheio de significado. O processo de vida afetivo factível e cheio de significado.

E assim a pessoa poderá saber finalmente que não vai sentir falta, necessidades das drogas, pois é uma pessoa cheia de si e da vida,

clinica baixo custo

Então encontre uma metodologia que resolva isso, que vai estar por baixo!
Encontre a causa do vício e não o que faça trabalhos paliativos e temporários.

SE VOCÊ É OU QUER AJUDAR UM DEPENDENTE QUÍMICO

FALE AGORA MESMO COM UM DE NOSSOS ESPECIALISTA

A DEPENDENCIA QUÍMICA DEVE SER TRATADA
O QUANTO ANTES, POIS PODE LEVAR A MORTE

LINS IMPORTANTES

NARCÓTICOS ANÔNIMOS

NARCÓTICOS ANÔNIMOS ou NA é uma Irmandade ou Sociedade sem fins lucrativos, de homens e mulheres para quem as drogas se tornaram um problema maior. Somos adictos em recuperação, que nos reunimos regularmente para ajudarmos uns aos outros a nos mantermos limpos.


Este é um programa de total abstinência de todas as drogas e há somente um requisito para ser membro: o desejo de parar de usar. Sugerimos que você mantenha a mente aberta e dê a si mesmo uma oportunidade.

Nosso programa é um conjunto de princípios escritos de uma maneira tão simples que podemos segui-los nas nossas vidas diárias. O mais importante é que eles funcionam.

NA não tem subterfúgios, não somos filiados a nenhuma outra organização, não temos matrícula nem taxas, não há compromissos escritos, nem promessas a fazer à ninguém. Não estamos ligados a nenhum grupo político, religioso ou policial e, em nenhum momento, estamos sob vigilância.

O recém–chegado é a pessoa mais importante em qualquer reunião, porque só dando podemos manter o que temos.

Qualquer pessoa pode juntar-se a nós, independente da idade, situação financeira, raça, orientação sexual, crença, religião ou falta de religião.

Não estamos interessados no que ou quanto você usou, quais eram os seus contatos, no que fez no passado, no quanto você tem ou deixa de ter; só nos interessa o que você quer fazer a respeito do seu problema e como podemos ajudar.

Aprendemos com nossa experiência coletiva que aqueles que continuam voltando regularmente às nossas reuniões mantêm-se limpos.

ALCOÓLICOS ANÔNIMOS

ALCOÓLICOS ANÔNIMOS® é uma irmandade de homens e mulheres que compartilham, entre si, suas experiências, forças e esperanças, a fim de resolver seu problema comum e ajudar outros a se recuperarem do alcoolismo.

O único requisito para ser membro é o desejo de parar de beber. Para ser membro de A.A. não há taxas ou mensalidades, somos autossuficientes, graças às nossas próprias contribuições.

AA não está ligada a nenhuma seita ou religião, nenhum movimento político, nenhuma organização ou instituição; não deseja entrar em qualquer controvérsia; não apoia nem combate quaisquer causas.

Nosso propósito primordial é mantermo-nos sóbrios e ajudarmos outros alcoólicos a alcançarem a sobriedade

CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL ÁLCOOL E DROGAS

Relação de Centros de Atenção PsicossocialCAPS, criados para ressocialização de usuários do sistema de saúde mental, hospitais públicos e hospitais conveniados ao SUS.

CENTRO DE INFORMAÇÃO SOBRE SAÚDE E DROGA

O Centro de Informações sobre Saúde e Álcool (CISA) é uma das principais referências no Brasil sobre o tema e, ao longo dos 15 anos de atividades, tem contribuído para a ampliação do debate sobre a relação álcool-saúde e para a conscientização e prevenção do uso nocivo de bebidas alcoólicas.

Qualificada como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) desde 2005, a instituição dedica-se ao avanço do conhecimento na área, atuando na divulgação de pesquisas e dados científicos com linguagem acessível, elaboração de materiais educativos e desenvolvimento de projetos.

Ao longo desses anos, tem contribuído para a ampliação do debate sobre a relação álcool-saúde e para a conscientização e prevenção do uso nocivo de bebidas alcoólicas. Atinge com seu trabalho públicos variados - de pesquisadores e profissionais de saúde a estudantes e interessados na relação do álcool com o corpo, a mente e a sociedade.

As atividades são desenvolvidas por meio de patrocínios e parcerias com empresas, entidades acadêmicas e médicas, além de parcerias com universidades, de forma independente e sem interferência. Entre os apoiadores estão Instituto Compartilhar, Sociedade de Pediatria de São Paulo - por meio do Grupo de Trabalho sobre os Efeitos do álcool na gestante, no feto e no recém-nascido. Como apoiadores financeiros constam AmBev e Heineken.

Um dos destaques é a publicação "Álcool e a Saúde dos Brasileiros", um levantamento inédito e elaborado pela equipe do CISA com análises exclusivas sobre o uso de álcool no Brasil.

Seu acervo digital é formado por publicações científicas reconhecidas nacional e internacionalmente, estatísticas oficiais (governamentais) e conteúdo de qualidade publicado em jornais e revistas destinados ao público em geral

AMOR EXIGENTE

Desde 1984, a ONG Amor-Exigente (AE) atua como apoio e orientação aos familiares de dependentes químicos e às pessoas com comportamentos inadequados. Através de um eficiente programa de auto e mútua ajuda, o Amor-Exigente desenvolve preceitos para a reorganização familiar, sensibilizando as pessoas e levando-as a perceber a necessidade de mudar o rumo de suas vidas a partir de si mesmas, proporcionando equilíbrio e melhor qualidade de vida. Como diz o seu lema: torná-las CADA VEZ MELHOR!

Este programa, que há mais de 3 décadas funciona e dá certo, é praticado por meio de 12 Princípios Básicos, 12 Princípios Éticos, Espiritualidade Pluralista e Responsabilidade Social, através de reuniões semanais, cursos e palestras, sempre com a dedicação e comprometimento dos milhares de voluntários espalhados por todo o Brasil, Argentina e Uruguai.

Visando maior abrangência do seu movimento de proteção social, o Amor-Exigente expandiu seu programa, dando origem aos projetos especiais: Prevenção – visa desestimular a experimentação e uso de tabaco, álcool e outras drogas através de uma abordagem educativa junto a pais, avós e professores para ajudar na formação de seus filhos, netos e alunos; Sobriedade – esse trabalho com abordagem distinta, destina-se especialmente às pessoas em processo de recuperação pelo uso e abuso de álcool e outras drogas; Amor-Exigentinho – proposta voltada para o público infanto-juvenil que utiliza os Princípios Básicos do Programa de forma lúdica, clara e objetiva, visando auxiliá-lo a adotar atitudes responsáveis e saudáveis; Sempre É Tempo – focado nos adultos da Melhor Idade que muitas vezes passam pela “síndrome do ninho vazio” ou com o desafio de cuidar dos netos enquanto os pais trabalham e/ou estudam.

Sobre a FEAE

A FEBRAE- Federação Brasileira de Amor-Exigente – teve sua fundação instituída em 18 de novembro de 1984. Surgiu da necessidade de congregar os grupos que vinham atuando na linha do Programa Amor-Exigente (AE), de modo a favorecer maior eficiência e melhores resultados.

Com o alto nível de credibilidade do Programa, mais e mais grupos de ajuda mútua, para dependentes químicos e familiares, foram-se instalando. Assim, para preservar a integridade da proposta de trabalho com Amor-Exigente, sua linha de funcionamento e objetivos, foi instituída a FEBRAE.

Em 2009, com a criação do Novo Estatuto, o nome da federação mudou para FEAE – Federação de Amor-Exigente , acolhendo assim os grupos que nasceram fora do país e ampliando as fronteiras para a atuação do movimento. A sede da FEAE é em Campinas, SP.

E-BOOK GRATUITO SOBRE DEPENDENCIA QUÍMICA

Estamos disponibilizando estes E-Books para download. Com a intençãod de ajuda-los a entender mais sobre a Dependência Química, causas e consequências.

Clique nos Títulos para acesso direto

FASES E SINAIS DE AVISOS DE RECAÍDA

EDUCAÇÃO FAMILIAR, PRESENTE E FUTURO - CAPÍTULO MACONHA

SOU UM ADICTO?

Para mais e-books 

Deixe um comentário