Centro Confiar

CENTRAL 24hs (11) 9 7952-6050

clinica de recuperação

ENTENDA A DEPENDÊNCIA QUÍMICA

Entenda a Dependência Química

Hoje tentaremos tirar todas as duas dúvidas sobre esta doença que tem destruído a vida de muitas famílias. Entenda a dependência química e  importância de trata-la

O que é a Dependência Química

Inicialmente já vou dizendo que a dependência química nada tem a ver com desvio de caráter, falta de vontade, ausência de religião, falta de personalidade e falta de vergonha.

Mas mesmo no ano de 2020 muitos ainda interpretam a dependência química de maneira errada. Hoje existem diversos estudos que comprovam que a dependência química é uma doença incurável, mas existe tratamento e pode ser controlada.

DENARC

A dependência química está classificada entre os transtornos psiquiátricos, sendo considerada uma doença crônica que pode ser tratada e controlada simultaneamente como doença e como problema social, (OMS, 2001).

Por se tratar de uma doença crônica leva a pessoa a uma progressiva mudança de comportamento, gerando uma adaptação a doença, a fim de proteger o uso da droga.

Ainda na concepção da dependência química como doença, ela é caracterizada como progressiva, incurável, mas tratável, apesar de problemas significativos para o dependente. É uma doença de evolução própria, que pode levar à insanidade, prisão, morte ou ao tratamento.

“Antes de descobrir nas drogas a fonte ideal de alívio necessário à sensação de desconforto que o persegue, o dependente químico pode ter experimentado e frequentemente abusado de comida, televisão, sexo, trabalho, perigo, jogo, esportes, religião, meditação, etc. No caso dos dependentes químicos, essas dependências foram insuficientes para manter sua necessidade de alívio”.

O Dependente Químico

O Dependente químico inicialmente busca as drogas para aliviar alguma tensão, e acabam encontrando conforto momentâneo, mas com o passar do tempo as substancias tomam conta de seu corpo e suas escolhas os tornando dependentes.

Por mais que tentem parar o corpo e a mente trabalham contra ele provocando sintomas fortíssimos, os forçando a buscar novamente as drogas, mesmo que para um alivio de curto período.

E é nesse momento que eles se convencem que essa será a última vez. Mas esta última vai se arrastando por dias, meses e anos. Eles pensam eu estão no controle, mas na verdade a droga que esta.

A necessidade de buscar a droga constantemente altera a vida do dependente afetando as relações familiar, social e profissional, trazendo para o indivíduo um intenso sofrimento físico e emocional. Por isso, o tratamento da dependência química envolve o indivíduo e toda sua rede social afetada

OS DEPENDENTES QUÍMICOS APRESENTAM COMPORTAMENTOS COM CARACTERÍSTICAS PRÓPRIAS

  • Onipotência: o indivíduo acredita estar sempre no controle;
  • Megalomania: tendência exagerada a crer na possibilidade de realizar um intento visualizando sempre o resultado;
  • Manipulação: mentalidade de que tudo se faz pela realização de seus desejos, principalmente pela obtenção e uso de substâncias psicoativas;
  • Obsessão: atitudes insanas pelo desejo de consumir drogas;
  • Compulsão: atitudes desconexas, incoerentes com a realidade provocadas pelo desejo intenso e necessidade de continuar a consumir a substância;
  • Ansiedade: necessidade constante da realização dos desejos;
  • Apatia: Falta de empenho para a realização de objetivos e metas;
  • Autossuficiência: mecanismo de defesa usado para afastar da consciência os sentimentos de inadequação social gerando uma falsa sensação de domínio;
  • Auto piedade: um tipo específico de manipulação que o dependente usa para conseguir realizar algum propósito;
  • Comportamentos antissociais: repertório comportamental gerado pela instabilidade emocional que o indivíduo desenvolve sem estabelecer vínculos tendo sua imagem marginalizada pelo meio social;
  • Paranoia: desconfiança e suspeita exagerada de pessoas ou objetos, de maneira que qualquer manifestação comportamental de outras pessoas é tida como intencional ou malévola.

É muito comum que aconteçam nas famílias com dependentes químicos brigas, separações, por que o usuário sob o efeito da droga, tem o pensamento somente voltado ao uso e obtenção da droga, o que traz perdas significativas na vida dele, como:

perda do emprego, bens, prejuízos para a saúde e quebra de relacionamento com a família.

Por este motivo o apoio da família é fundamental para a adesão do tratamento da dependência química por parte do usuário.

O Tratamento e Recuperação do Dependente Químico

Primeiramente é preciso conhecer o perfil do dependente químico que busca ajuda em unidade de recuperação, pois é importante para a elaboração de estratégias de tratamento e assim buscar a integração desses indivíduos à sua família e a sociedade.

Entretanto quando não tem o acolhimento devido e isolamento imposto pela família e pela sociedade faz com que o dependente químico deixe de procurar atendimento.
O tratamento consiste em parar de usar a droga e se manter em abstinência.

O processo terapêutico depende da vontade do paciente e são realizado em ambientes como clínicas, comunidades terapêuticas e hospitais especializados.
A recuperação envolve reabilitação, reaprendizagem ou restabelecimento da capacidade de manter um estilo de vida positivo.

As metas de recuperação prevalecem às mesmas para todos:

Aprender ou reaprender a ter estilos de vida positivos em que as drogas não se façam presentes. A recuperação envolve ainda a mudança do modo como os indivíduos percebem a si mesmo no mundo, ou seja, sua identidade.

Nós do CENTRO CONFIAR priorizamos um atendimento completamente humanizado, pois entendemos que este é um momento muito delicado, onde os familiares estão abalados emocionalmente para tomar a melhor decisão.

Nosso compromisso é avaliar a situação em que o dependente químico se encontra, ajudar a família indicando a melhor opção de clínica e o tratamento que será realizado.

Por isso que trabalhamos com mais de 150 clínicas em todo o Brasil, para poder encontrar a clínica de reabilitação ideal.

Fale agora mesmo com nossa equipe!

Fale conosco e encontre sua clínica

É um prazer poder ajudar e orientar Você

Deixe um comentário